....

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

SEM PAPAS NA LÍNGUA: Bolsonaro detona a Globo dentro da própria Globo e peita Bonner e Renata no Jornal Nacional


Tudo bem que nos dois primeiros debates presidenciais dessa campanha, (Band e Rede TV), vimos um Bolsonaro apático, com cola na mão e demostrando um desconhecimento espantoso sobre os principais problemas do país. Mas ontem, em entrevista ao Jornal Nacional, o candidato a presidência, segundo lugar nas pesquisas, primeiro sem o nome de Lula, mostrou que, foi ruim de debate (até agora), é um ás na arte falar o que vem a cabeça. Na sabatina, ele detonou a Rede Globo dentro da própria Globo. 

É possível dizer que se fosse uma luta o ex-militar teria ganho por nocaute. Aí vocês perguntam. Mas a Renata Vasconcellos enquadrou o deputado quando ele, claramente, perguntado sobre diferença de salários entre mulher e homem, insinuou que Renata, fazendo o mesmo que Bonner, ganhava menos que ele. É verdade, mas esse tipo de enquadramento Bolsonaro ouve todos os dias. Pra ele foi apenas mais um.

Fora isso, Bolsonaro fez barba, cabelo e bigode dentro da Vênus platinada.  Disse que a Globo recebia bilhões do Governo Federal em verbas publicitárias e vociferou que a emissora hoje diz que o golpe de 64 foi uma ditadura, mas se esquece que o próprio Roberto Marinho (fundador da Globo, morto em 20013) escreveu um editorial apoiando o regime. 

"Eu quero aqui elogiar, saudar a memória do senhor Roberto Marinho. Editorial de capa do jornal ‘O Globo’ de 7 de outubro de 1984, ‘Senhor Roberto Marinho’: ‘Participamos da Revolução de 1964, identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas ameaçadas pela radicalização ideológica, distúrbios sociais, greves e corrupção generalizada’. “O senhor Roberto Marinho… vocês (se referindo a Bonner e Renata) acham, que ele foi um democrata ou um ditador?" A pergunta deixou Bonner desconsertado. 

No final do jornal o apresentador leu a batida nota no qual o Grupo Globo reconhecia que o apoio da emissora carioca aos militares em 1964 havia sido um erro. Bolsonaro já tinha feito a mesma pergunta em uma entrevista a Miriam Leitão na Globo News, que foi obrigada a ler, às pressas, a nota que era soprada pelo seu ponto eletrônico.  

O clima ainda ficaria tenso em outros questionamentos da entrevista, como por exemplo, quando foi falado na suposta conduta homofóbica do candidato, no recebimento do auxílio moradia como deputado federal e na luta contra violência no país. 

Bolsonaro ainda continua se esquivando das perguntas que lhe fazem acerca de como ele, se eleito, vai dar um jeito no país, mostrando um espantoso desconhecimento sobre Brasil para quem já é deputado federal há 27 anos. Mas não se pode dizer que ele não tem coragem. Meteu o dedo na ferida do maior complexo de comunicação da América Latina e um dos quatro maiores do mundo dentro da própria sede da joia da coroa do Grupo Globo, que é a Rede Globo.BOLSONARO 1 ,  GLOBO 0


FONTE V&C

ENTREVISTA DE JAIR BOLSONARO NO JORNAL NACIONAL - 28/08/2018

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Morre o radialista pernambucano Edvaldo Morais


Faleceu na noite desta segunda-feira (27), o radialista Edvaldo Morais, 69 anos, vítima de enfarto. Com diabetes, o radialista passou mal à tarde e foi socorrido no Hospital Santa Joana, no Recife, para fazer exames. Mas faleceu após sofrer paradas cardíacas repetidas. 

Natural do Recife, Edvaldo Morais tinha cerca de 50 anos de carreira. Há dez anos, ele apresentava o programa Show da Rádio, na Rádio Folha. Ele trabalhou com jornalismo esportivo nas rádios Clube e Jornal. Na rádio Olinda, foi onde começou a trabalhar com programas de prestação de serviço e política.

O velório do radialista deve acontecer nesta manhã no Cemitério de Santo Amaro, no centro. O enterro será nesta tarde de terça (28), mas sem horário ainda definido pela família. Edvaldo era casado, teve três filhos e dois netos. 

O prefeito Geraldo Julio enviou nota de pesar pela morte Edvaldo Morais. “Fui surpreendido na manhã desta terça-feira com a triste notícia do falecimento do comunicador Edvaldo Morais. Uma voz importante da imprensa pernambucana que eu tive a oportunidade de conversar por diversas vezes. Um homem que sempre defendeu os mais necessitados e vai fazer muita falta. Lamento muito a morte do radialista e deixo meus pêsames aos familiares, amigos e a todos da Rádio Folha.”

O governador Paulo Camara também enviou nota de condolências. "O jornalismo pernambucano perdeu uma das suas vozes mais marcantes e conhecidas com a morte de Edvaldo Morais. Edvaldo foi um profissional do radialismo que, ao longo de sua vida, nunca perdeu suas raízes populares, em defesa daqueles que mais precisam. Quero me solidarizar com seus familiares, amigos e os milhares de admiradores que conquistou em todas emissoras que trabalhou".

Do Diário de Pernambuco

Acidente entre carro de passeio e ônibus mata casal na BR-423,em Garanhuns


Um casal morreu na noite desta segunda-feira (27/08), no Km 89,8 da BR-423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Rafael Lima da Silva, de 21 anos, e Emília Alana Pereira da Silva, de 20, seguiam de Garanhuns para o distrito de São Pedro onde moravam, quando ao tentar cruzar a rodovia, o carro que estavam bateu em um ônibus carregado de mercadorias da feira da sulanca.

A colisão foi tão forte que o carro das vítimas, ficou totalmente destruído, deixando-as presas nas ferragens. No ônibus estavam duas pessoas que não sofreram ferimentos. A Polícia Rodoviária Federal informou que o motorista fez o teste do etilômetro e não havia feito a ingestão de bebida alcoólica.

Os corpos foram retirados das ferragens pelo Corpo de Bombeiros e, após perícia realizada pelo Instituto de Criminalística, foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.


Com informações do Agreste Violento

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

FESTIVAL DE OPORTUNISMOS


A aliança entre PT e PSB em Pernambuco está rendendo cenas engraçadas, algumas ridículas até e os candidatos estão cometendo as maiores gafes. Esta semana, num ato político, na capital pernambucana, Humberto Costa, que se aliou a Paulo Câmara na esperança de ser reeleito senador, disse no palanque: “João Paulo foi o melhor prefeito da história do Recife”. Geraldo Júlio estava bem pertinho e ficou completamente constrangido.

O mesmo Humberto Costa, que em 2016 falava mal dos governos de Paulo e Geraldo, taxando os dois de golpistas, no palanque de hoje pede votos para João Campos (federal) e esquece os candidatos do seu partido, o PT.

Já os socialistas, que foram fundamentais para o sucesso do golpe e batiam pesado no Partido dos Trabalhadores, agora pedem “Lula Livre”.

E essa aliança ainda tem Jarbas Vasconcelos, que odeia o PT, mas atualmente não se importa de estar ao lado de Humberto e ouvir Paulo Câmara dizer Pernambuco e o Brasil precisam de Lula.

É um festival de oportunismos danado, para não dizer que é simplesmente “falta de vergonha”.

*Fotos: Reproduzidas do blog de Robério Sá.

OAB-PE pede impugnação da candidatura do deputado Joel da Harpa



O presidente da OAB Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte, protocolou na tarde desta quarta-feira (22),na Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público Federal em Pernambuco, no Recife, o pedido de providências para a impugnação do registro de candidatura a deputado estadual de Joel Maurino do Carmo, conhecido como Joel da Harpa. O pleito entregue ao procurador regional eleitoral, Francisco Machado, considerou a expulsão de Joel Maurino dos quadros da Polícia Militar de Pernambuco, ocorrida em 2017, o que o qualifica como ‘ficha suja’.

A OAB-PE também entrará com representação contra Joel da Harpa na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) por quebra do decoro parlamentar. A iniciativa é decorrente da conduta do deputado estadual em uma manifestação promovida na última terça-feira (21) em frente ao 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp), sediado em Caruaru, no Agreste. Na ocasião, aconteceu uma confusão envolvendo moradores e outros indivíduos não identificados, muitos já inflamados pela divulgação da falsa notícia de que a OAB estava propondo a remoção da unidade policial.

Para Ronnie Duarte, houve uma movimentação para desacreditar a iniciativa da OAB, que, com conhecimento do governo do estado, realizou no município um desagravo público em favor do advogado Sávio Delano, preso de forma arbitrária por policiais do 1º Biesp no início de julho. “A disseminação de falsas notícias pretendeu jogar a população contra a nossa instituição. Uma difusão criminosa e que terminou gerando um contratempo no local do desagravo, fruto de uma atitude insensata com a colaboração do deputado Joel da Harpa, o que representa quebra do decoro parlamentar”, disse.

Jovem comete suicídio em São Pedro


Um rapaz de 23 anos cometeu suicídio por meio de enforcamento na tarde desta quarta-feira (22 /08) no distrito de São Pedro, na zona rural do município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

O corpo de Leonardo Jorge da Silva, foi encontrado pendurado por uma corda na sala da casa que ele morava na Fazenda São Paulo, segundo informações de familiares ele já havia tentado cometer suicídio outras vezes. O corpo de Leonardo Jorge, foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Fonte:  Agreste Violento

DESGASTE NO FIG? Marcelino Granja deixa a Secretaria Estadual de Cultura

 

Marcelino Granja anunciou, ontem, dia 23, sua saída do cargo de secretário de Cultura do Governo do Estado, atividade que exercia desde 2014. O Gestor será substituído por Antonieta Trindade, que anteriormente ocupava a vice-presidência da Fundarpe. Ele passará a exercer a função de secretário executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

De acordo com Marcelino, sua saída da Pasta da Cultura se deu em decorrência da necessidade de se concentrar nos trabalhos enquanto presidente estadual do PCdoB. Eleito em novembro do ano passado, Ele assumiu em abril deste ano, e desde então vinha conciliando as atividades. Agora, numa Secretaria Executiva, terá mais tempo para se dedicar a política.

O agora ex-secretário de Cultura do Governo do Estado saiu bastante desgastado dos episódios vivenciados no último Festival de Inverno de Garanhuns, sobretudo junto a população cristã. É que, em nome da Liberdade, Granja protagonizou uma polêmica discussão quanto a inclusão da peça "O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu" na grade do evento. Em reserva, aliados do Governador Paulo Câmara (PSB), atribuíram a saída de Marcelino do cargo, as turbulências vivenciadas no último mês de julho aqui em Garanhuns, que inclusive repercutiram em todo o Estado.

DEPOIS DA BALEIA AZUL, AGORA É A BONECA MOMO: Especialistas dão dicas de Segurança para Pais e Jovens

 

Diante das últimas denúncias envolvendo um desafio mortal na internet, a atenção dos pais e responsáveis por crianças e adolescentes deve ser redobrada. Isso porque esse tipo de “jogo” está cada vez mais acessível e as consequências podem ser irreversíveis. Depois de dezenas de casos sobre o jogo ‘Baleia Azul’, que teve seu ápice em abril do ano passado, um novo desafio vem à tona: a ‘Boneca Momo’. A Polícia Federal e profissionais de saúde alertam sobre o perigo que o mundo virtual pode trazer.

Enquanto a ‘Baleia Azul’ estimula a automutilação e comportamentos suicidas, a ‘Boneca Momo’, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, desafia as vítimas a se enforcarem ficando o maior tempo que conseguirem sem respirar. A imagem assustadora usada no perfil faz referência a figura de uma boneca que remete à uma lenda do Japão. Ameaças e discursos de ódio também são propagados durante as conversas.

O assessor da Polícia Federal Giovani Santoro explica que crianças e adolescentes divulgam informações nas redes sociais - como local onde estudam e profissão dos pais - de forma automática, sem terem conhecido da gravidade que aquilo pode trazer. Ao serem abordados, ficam surpresos com o conhecimento que a ‘pessoa’ que está do outro lado da tela pode ter, mas não se passa de uma simples checagem de ‘informações privilegiadas’ nos perfis das vítimas.

Para que os jovens não caiam na armadilha, o acompanhamento dos adultos é fundamental. A psicóloga Maria Auxiliadora Borba explica que o acesso fácil a computadores e internet faz que jogos sejam substitutivos de companhia. “As crianças ficam muito sozinhas e, embora os pais precisam trabalhar, é importante fazer que acessem jogos apenas com a faixa etária correspondente. Por que criar um Facebook para alguém que não é autorizado?”, defende.

DICAS DE SEGURANÇA DA PF - A Polícia Federal, por sua vez, organizou uma série de ‘dicas de segurança’ entre pais e filhos. Entre elas, a recomendação é que os pais tenham um vínculo de amizade com os filhos, conhecimento básico de internet e computação, consentimento dos jovens para livre acesso entre os perfis, deixem computadores em cômodos públicos na casa, não permitam um excesso de horas na internet além do indicado, entre outros.

Ainda de acordo com a PF, fica a lição, para pais e filhos, de não incluir informações pessoais em demasia, não publicar fotos em excesso, nunca incluir desconhecidos em contatos e preservar a privacidade e a intimidade a qualquer custo.

O JOGO É CRIME, DIZ PF -É importante ter ciência ainda que a conduta de mentores em jogos com ‘Baleia Azul’ e ‘Boneca Momo’ é crime, uma vez que "Induzir (criar a ideia de suicídio em alguém), instigar (incentivar alguém que já estava pensando em suicídio) ou auxiliar (ajudar materialmente o suicida) o suicídio de outra pessoa é crime, de acordo com o artigo 122 do Código Penal, punido com pena de dois a seis anos de prisão, caso o suicídio seja consumado, ou de um a três anos de prisão, caso a tentativa de suicídio resulte em lesão corporal grave". (Com informações do JC Online.)

BLOG DO CARLOS EUGENIO

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Homem é morto a tiros na noite desta terça no bairro do Indiano, em Garanhuns


Um lanterneiro foi assassinado na noite desta terça-feira, 21 de agosto, no bairro Indiano, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

A vítima foi identificada como José Carlos do Nascimento. Cáqui como ele era conhecido, estava na casa que morava que fica nos fundos de sua oficina na Rua Ebenézer Furtado Gueiros, em frente o CAIC, quando dois elementos chegaram em uma moto, invadiram o local e efetuaram vários disparos de arma de fogo.

José Cláudio foi alvejado diversas vezes, não resistiu e morreu antes de receber os primeiros socorros. A Polícia Militar realizou diligências, mas nenhum suspeito foi preso.  Até o momento a autoria e motivação do crime são desconhecidas. O local do crime foi periciado pelo Instituto de Criminalística (IC) e a Polícia Civil deve enviar o corpo para o IML de Caruaru.

O caso será investigado pela 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns.

Com informações do Agreste Violento  http://www.portalagresteviolento.com.br/

BAILARINAS DO FAUSTÃO SÃO DEMITIDAS


Cinco bailarinas do programa do Faustão, na TV Globo, foram demitidas da semana passada pra cá.


O motivo das demissões está causando polêmica e repercussão na imprensa.

Leo Dias, colunista antenado com os assuntos da televisão, noticiou que os boatos que correm nos estúdios Globo é que as moças perderam o emprego por ter passado dos 30 anos de idade.

De acordo com o jornalista, as bailarinas também não podem engravidar. 

Basta começar a aparecer a barriguinha que as mulheres são obrigadas a parar de trabalhar.

A Globo desmentiu que as funcionárias foram afastadas por conta da idade, mas o fato é que as cinco demitidas recentemente já completaram 30 anos.

Foram demitidas as seguintes bailarinas: Bruna Padovani, Thais Santiago, Juju Fructuozo, Raquel Guarini e Rachel Drodowsky.

*Foto: Portal UOL.

Aberto concurso com mil vagas para a Secretaria de Saúde de Pernambuco, com 47 oportunidades para a região de Garanhuns


A Secretaria de Saúde de Pernambuco abre, na quarta-feira (22), as inscrições para um concurso público com mil vagas em diversas especialidades dos cargos de assistente de saúde, analista em saúde, médico e fiscal de vigilância sanitária. Os salários variam de R$ 954 a R$ 9.326,57.

As oportunidades são para candidatos de níveis médio e superior. A Secretaria aponta que os cargos são para lotação em Gerências Regionais de Saúde (Geres) em que não há mais banco do último concurso, realizado em 2014 e que ainda está vigente até dezembro de 2018. Os cargos beneficiados com o concurso público de 2014 que ainda possuem banco continuam válidos.

As inscrições podem ser feitas online, através do site do site do Instituto AOCP, e vão até às 14h do dia 20 de setembro. O candidato pode se inscrever em mais de uma vaga, desde que as provas das especialidades escolhidas aconteçam em dias diferentes. O calendário de provas está disponível no edital do certame.

A taxa de inscrição é de R$ 40 para as vagas de nível médio e de R$ 60 para nível superior. O pagamento deve ser realizado até o dia 20 de setembro. Os candidatos cadastrados no CadÚnico podem pedir isenção do valor até a sexta-feira (24).

Vagas e salários
Do total de vagas, 260 são para médicos, 250 para analistas em saúde, 450 para assistentes em saúde e 30 para fiscais de vigilância sanitária. Estão reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Para a V Geres, que tem sede em Garanhuns, foram abertas vagas de: Assistente Técnico de Administração (02); Técnico de Enfermagem( 20); Técnico de Laboratório (01);Técnico em Radiologia (01);Técnico em Saúde Bucal (05); Técnico em Farmácia (02); Biomédico (01);Farmacêutico.(01); Fisioterapeuta (01); Fisioterapeuta em Terapia Intensiva (01); psicólogo (01); Sanitarista (01); Médico Veterinário (01); cirurgião Geral (01); Clínico Geral (04);Intensivista (01); Pediatra (01);Tocoginecologista;(01);Traumato Ortopedista (01)
CONFIRA O EDITAL 

As vagas para o cargo de analista em saúde são nas especialidades de assistente técnico de administração, técnico de enfermagem, técnico de imobilização ortopédica, técnico de laboratório, técnico de necropsia, técnico em radiologia, técnico em saúde bucal e técnico em farmácia. O salário é de R$ 954 para o regime de diarista ou de R$ 1.087,17 para o regime de plantão.

As oportunidades para os cargos de assistente em saúde englobam as seguintes especialidades: assistente social, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, sanitarista, médico veterinário, administrador, contador, analista em educação na saúde. O salário é de R$ 1.714,67 para regime de diarista ou de R$ 2.513,27 para o regime de plantonista.


Já para o cargo de Fiscal de Vigilância Sanitária, o salário é de R$ $ 4.228,81 e as vagas são para enfermeiro, farmacêutico e nutricionista.

As especialidades para o cargo de médico são anatomopatologista; anestesiologista; cardiologista; cirurgiões de cabeça e pescoço, geral, pediátrico, torácico e vascular; clínico geral; coloproctologista; endoscopista; infectologista; intensivista de adulto e pediátrico; neonatologista; neurocirurgião; neuropediatra; neurologista; oncologista; otorrinolaringologista; pediatra; pneumologista; psiquiatra; em radiologia e diagnóstico por imagem; tocoginecologista; traumato ortopedista e urologista.

Para os cargos de médico a remuneração é de R$ $ 5.707,86 para regime de diarista ou de R$ 9.326,57 para plantonistas.

Provas
Para o cargo de assistente em saúde será realizada uma única prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 40 questões de conhecimentos de língua portuguesa, conhecimentos gerais do Sistema Único de Saúde (SUS), e conhecimentos específicos do cargo.

Para os demais cargos e especialidades, além da prova objetiva, os candidatos também serão submetidos a avaliação de títulos, de caráter classificatório.

A Prova Objetiva será aplicada nos municípios de Recife, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina.

O concurso tem validade de dois anos e pode ser prorrogado por igual período.

Do G1

1ª pesquisa Ibope para o Senado em Pernambuco mostra Jarbas, Mendonça e Humberto empatados tecnicamente em primeiro lugar


Pesquisa Ibope divulgada na segunda-feira (20) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado em Pernambuco:

Jarbas (MDB): 26%
Humberto Costa (PT): 25%
Mendonça Filho (DEM): 25%
Bruno Araújo (PSDB): 10%
Silvio Costa (Avante): 10%
Pastor Jairinho (Rede): 6%
Adriana Rocha (Rede): 4%
Eugênia (PSOL): 2%
Hélio Cabral (PSTU): 2%
Albanise Pires (PSOL): 1%
Alex Rola (PCO): 1%
Lídia Brunes (PROS): 1%
Branco/nulo - Vaga 1: 26%
Branco/nulo - Vaga 2: 34%
Não sabe/não respondeu: 26%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo "Jornal do Commercio”. É o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Sobre a pesquisa
Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 1.204 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais
Quando a pesquisa foi feita: 17 a 19 de agosto

Registro no TRE: PE-00006/2018
Registro no TSE: BR‐09085/2018

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro 0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado

Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

Jarbas (MDB): 3%
Humberto Costa (PT): 2%
Mendonça Filho (DEM): 2%
Bruno Araújo (PSDB): 1%
Silvio Costa (Avante): 1%
Hélio Cabral (PSTU): 0%
Lídia Brunes (PROS): 0%
Adriana Rocha (Rede): –
Albanise Pires (PSOL): –
Alex Rola (PCO): –
Eugênia (PSOL): –
Pastor Jairinho (Rede): –
Outros: 2%
Branco/nulo: 31%
Não sabem/preferem não opinar: 65%

Do G1

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Menina de sete anos morre atropelada por caminhão na PE-177, em Quipapá

Uma menina de 7 anos morreu na tarde do domingo, 19 de agosto, após ter sido atropelada por um caminhão na PE-177 em Quipapá. A tragédia aconteceu na Vila Nova, distrito daquele município. Ana Maria da Silva, segundo o motorista do caminhão, tentou atravessar a pista de vez. O homem ainda freou bruscamente tentando evitar o atropelamento, mas um dos pneus dianteiros acabou passando por cima da menor levando-a a morte instantaneamente. A PE 177 liga os municípios de Garanhuns e Quipapá cortando uma região de transição entre o Agreste e a Zona da Mata pernambucana.




POSTADO POR V&C

OPORTUNIDADES: UFPE abre Concurso para Professores

 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu concurso público para selecionar 127 novos professores, que atuarão nos campi do Recife, Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, e em Caruaru, no Agreste pernambucano.

As inscrições estão abertas desde a última quarta-feira, dia 15, com prazo de finalização até o dia 28 de setembro. Dentro da Seleção, o processo vai contar com provas e análise de titulação. O concurso está selecionando Doutores e Mestres, que devem atuar como professores adjuntos e assistentes, respectivamente. Para os primeiros, a remuneração é de R$ 9.600,92 para dedicação exclusiva e de R$ 3.449,83 para o regime de 20 horas de trabalho semanais. Já para os mestres, a remuneração é de R$ 6.668,20 para dedicação exclusiva e de R$ 2.786,27 para o regime de 20 horas.

No certame, estão reservadas cotas para negros e para deficientes. As reservas são de 20% e de 5%, respectivamente. (Com informações do Jornal do Commercio.)

FONTE CARLOS EUGÊNIO

Primeira pesquisa Ibope em Pernambuco após início da campanha eleitoral mostra Paulo Câmara com 27% e Armando Monteiro com 21%


Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (20/08) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco :

Paulo Câmara (PSB): 27%
Armando Monteiro (PTB): 21%
Ana Patrícia Alves (PCO): 3%
Julio Lossio (Rede): 3%
Maurício Rands (PROS): 2%
Simone Fontana (PSTU): 2%
Dani Portela (PSOL): 1%
Branco/nulo: 32%
Não sabe/não respondeu: 8%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo "Jornal do Commercio". É o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 1.204 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais
Quando a pesquisa foi feita: 17 a 19 de agosto
Registro no TRE: PE-00006/2018
Registro no TSE: BR‐09085/2018
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro
0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado

Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

Paulo Câmara (PSB): 9%
Armando Monteiro (PTB): 5%
Ana Patrícia Alves (PCO): 0%
Julio Lossio (Rede): 0%
Maurício Rands (PROS): 0%
Dani Portela (PSOL): –
Simone Fontana (PSTU): –
Outros: 3%
Branco/nulo: 29%
Não sabe/não respondeu: 53%

Rejeição
O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices:

Paulo Câmara (PSB): 43%
Armando Monteiro (PTB): 27%
Dani Portela (PSOL): 18%
Julio Lossio (Rede): 18%
Ana Patrícia Alves (PCO): 17%
Maurício Rands (PROS): 17%
Simone Fontana (PSTU): 17%
Poderia votar em todos: 3%
Não sabe/não respondeu: 20%

Com informações da TV Globo

Em cenário sem Lula, Bolsonaro lidera e Haddad tem apenas 4%, diz 1ª pesquisa Ibope após início da campanha eleitoral 2018


Com Lula na pesquisa, o ex-presidente lidera com 38% enquanto Bolsonaro tem 18% como foi mostrado em pesquisa Ibope/Rede Globo. Mas Lula está preso em Curitiba, condenado em segunda instância no caso do triplex no Guarujá. Pela Lei da Ficha Limpa, ele está inelegível.

Por essa razão, a Procuradoria Geral da República impugnou (questionou) a candidatura.

O caso está sendo analisado pelo ministro Luís Roberto Barroso e será decidido pelo TSE depois de ouvir a defesa de Lula, a favor do registro da candidatura.

Em razão desse quadro jurídico, o Ibope pesquisou outro cenário, com o atual candidato a vice na chapa de Lula, Fernando Haddad.

Nesse cenário, o resultado seria:

Jair Bolsonaro (PSL): 20%
Marina Silva (Rede): 12%
Ciro Gomes (PDT): 9%
Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
Fernando Haddad (PT): 4%
Alvaro Dias (Podemos): 3%
Eymael (DC): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Henrique Meirelles (MDB): 1%
João Amoêdo (Novo): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Vera (PSTU): 1%
João Goulart Filho (PPL): 1%
Branco/nulos: 29%
Não sabe/não respondeu: 9%

Do G1

POSTADO POR V&C

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

ABASTECIMENTO D´ÁGUA DESAFIA O PRÓXIMO GOVERNO


*Por Paulo Camelo.

A bela imagem da Barragem Gurjão, cujo manancial de água abastece as cidades do Capoeiras/PE e Caetés/PE, acumulava cerca de  38% de água, ou seja, 1.450.000 metros cúbicos de água, após as chuvas de junho a julho de 2017.

Por sua vez e na mesma época a Barragem Cajueiro acumulava 14.500.000 metros cúbicos de água, ou seja, atingindo 100% da sua capacidade. O Sistema Cajueiro abastece as cidades de Garanhuns, Angelim,  São João e o Distrito São Pedro em Garanhuns.

Lembrando que o manancial de água da Barragem Cajueiro se localiza nas terras dos municípios de Garanhuns e Brejão.

Apesar do conglomerado de açudes existentes em Garanhuns/PE, ou seja, Cajueiro, Inhumas e Mundaú,  atingirem,  em julho de 2017, sua capacidade máxima, a COMPESA  ao suspender  o racionamento de água, previu que o abastecimento de água estava garantido até maio de 2018. Considerando a baixa precipitação pluviométrica ocorrida em 2018, estamos caminhando para o próximo racionamento.

Há um ditado popular, brasileiro, que diz: “não se deve cobrir um santo para descobrir o outro”.
Mas, há um ditado popular, chinês, o qual afirma: “se tua previsão é para 1 ano planta arroz; se tua previsão é para 10 anos planta árvore; se tua previsão é para um século, educa o homem”.

Atualizando: se tua previsão é para  abastecer as  populações de Caetés e Capoeiras, planta árvores,  recuperas o meio ambiente que terás mais chuva na bacia hidrográfica da Barragem Gurjão.

O QUE  FALTA É POLÍTICA PÚBLICA QUE ATENDA A POPULAÇÃO DE CADA MUNICÍPIO.

Na ânsia de serem reeleitos os governos Estadual e Federal, executam obras hídricas  de cunho  publicitário e de efeito duvidoso, com custos elevados e de execução a  longo prazo. Senão vejamos:

1 – A Adutora da Barragem Cajueiro, em execução,  de Garanhuns para  as cidades de Caetés e Capoeiras, têm um  custo altíssimo, correndo o risco de comprometer o abastecimento de água  de Garanhuns/Angelim/São João/Distrito São Pedro. O que o próximo Governador  de Pernambuco deve fazer consiste em reflorestamento e construção de novas barragens, inclusive em Garanhuns/PE para abastecer outras cidades, já que o nosso município, apesar do desmatamento, ainda chove. Portanto,  Garanhuns é  “abençoado por Deus” e não pelos “Demônios” (rsrsrs), como disse a cantora Daniela Mercury no 28ª FIG em julho de  2018;

2 – Por outro lado, a Transposição do Rio São Francisco, é muita cara e não será capaz de   atender a necessidade da população nordestina, uma vez que a questão não seria o déficit hídrico que não existe, pois a pendência reside na má administração dos recursos hídricos existentes tendo em vista as diversas obras inacabadas. Para se ter uma idéia, o Nordeste Brasileiro é a região com grande potencial hídrico a nível mundial, com cerca de 70 mil açudes nos quais são armazenados 37 bilhões de metros cúbicos de água. Portanto, o problema da seca poderia ser resolvido com o reflorestamento, com a recuperação dos nutrientes do solo, com a redução da erosão do solo, com a execução de cisternas  e com a conclusão das mais de 23 Obras de distribuição de água, as quais estão paradas nos municípios contemplados pela obra de Transposição do Rio São Francisco, a um custo muito mais barato e viável do que a transposição do maior rio inteiramente nacional. Além do mais, devido ao desmatamento,  “o velho chico” já está dando sinais de cansaço, comprometendo o Sistema de Distribuição de Energia Elétrica, via CHESF;

3 – Lembrando que a  capacidade de abastecimento de um manancial de água é calculado para atender um crescimento populacional, digamos, nos próximos 20 anos. Donde, concluímos  que  daqui há 10 anos, no máximo, estaremos à beira do colapso caso a política governamental  não seja revista, visando  atender a  demanda por recursos hídricos de cada município  e a  preservação ambiental;

4 – Convém lembrar que a exemplo dos EUA, os  mananciais  de água são tidos como equipamentos de segurança nacional e são  monitorados 24 horas  pelo exército. Aqui, no Brasil, é uma alegria geral.

Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti, Garanhuense, Engenheiro Civil  e ativista político independente.

*Foto: Blog Capoeiras