....

terça-feira, 30 de abril de 2019

Ministério Público discute Falta de Remédios nas Farmácias do Estado

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promove audiência hoje, dia 29, com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para saber as causas do desabastecimento de 60% dos medicamentos fornecidos pela Farmácia de Pernambuco e tentar solucionar o problema.

A audiência será às 14h30 na Promotoria de Saúde da Capital. A Promotora de Defesa da Saúde da Capital, Maria Ivana Botelho, presidirá o Encontro. Representarão o Estado, o diretor executivo de Administração e Finanças da Secretaria de Saúde, José Adelino, e o diretor de Assistência Farmacêutica da Pasta, Mário Moreira.

Dos 231 remédios da lista da Farmácia do Estado, usados para tratamento, desde doenças crônicas a transtornos mentais, 139 estão indisponíveis na Rede Pública de Saúde, de acordo com último levantamento relativo ao mês de fevereiro, fornecido pelo próprio Governo de Pernambuco. É que alguns fornecedores não estão abastecendo a Farmácia por atraso nos pagamentos. “Eles abrem a licitação e os fornecedores às vezes participam do processo. Quando chega o momento de fazer a entrega do medicamento, a Secretaria tem débito com o fornecedor e ele não entrega”, explica a promotora Maria Ivana Botelho. “Vamos ver se uma Secretaria tem alguma perspectiva de compra de remédios de forma rotineira para que não haja o risco de chegar a zerar o estoque”, afirmou.

Em nota, a SES confirmou uma participação na audiência e informou que vem trabalhando em um plano de reestruturação da Farmácia de Pernambuco para manter os estoques abastecidos.  Dos 231 remédios que devem ser ofertados pela Farmácia do Estado, 131 estão indisponíveis. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)

CUIDADO: Golpe da Tinta Falsa chega a Garanhuns



Cuidado! Um novo golpe chegou a Garanhuns. E chegou a bordo de uma Picape Strada. É um veículo desse modelo que dois homens usam para ir, de casa em casa, oferecendo latas de tinta a um preço mais do que atraente. O problema é que o material é uma mistura pastosa sem qualquer aderência. “Parece um mingau”, conforme declarou uma das Vítimas.

Um Comerciante de Garanhuns descobriu após a compra que havia sido vítima do golpe. Ele conta num vídeo divulgado no Whatssapp que teria sido abordado e achou que fazia um bom negócio ao adquirir três latas do produto. “Ele falava que era ‘sobra’ de uma construção e, por isso, estava tão barato”, conta a Vítima.

Outro cidadão também divulgou vídeo após ter caído no golpe da tinta “Global Premium”. Pela Internet, é possível encontrar notícias de vítimas lesadas em várias cidades de São Paulo e também em outros Estados, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraíba.

Clique em Player e confira o vídeo que vem circulando no Whatssapp e nas Mídias Sociais.




BLOG DO CARLOS EUGENIO

Mulher baleada enquanto dava comida para filhos em Garanhuns

A polícia suspeita que o crime tenha sido motivado por possível acerto de contas. O caso está sendo investigado.

Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite desta última segunda-feira (29) no bairro da Boa Vista, em Garanhuns, agreste pernambucano.
A vítima, identificada como ANDREZA FERREIRA DA SILVA, 25 anos, estava dando comida para os filhos, quando teria sido abordada por um elemento desconhecido, que sem dor e nem piedade atirou contra nela varias vezes.
Por sorte, apenas um dos disparos atingiu a vítima de raspão. Com ferimento na orelha, a mulher foi socorrida para o Hospital Dom Moura, e segundo informações a vítima estava em liberdade há alguns dias. A mulher responde por crime de tráfico de drogas.
A polícia suspeita que o crime tenha sido motivado por possível acerto de contas. O caso está sendo investigado. Até o fechamento desta reportagem, a mulher já teria recebido alta e não corre risco de morte.

PERNAMBUCO NOTICIAS

Quando Procurar um Alergologista? É importante você saber.



O médico alergologista trata de doenças relativamente comuns, contudo nem sempre as pessoas procuram, seja por desconhecimento, ou por que alguns médicos clínicos deixam de encaminhar os pacientes a este especialista, para melhores diagnósticos e tratamentos. Alergias parecem simples, mas podem até levar o paciente a óbito. A UPAE Garanhuns oferece a alergologia dentre as 20 especialidades disponíveis para os pacientes dos 21 municípios da V Regional de Saúde.

Quem nos traz as informações sobre a alergologia é a Dra. Cláudia Cordeiro. "A alergologia atua no diagnóstico e no tratamento das doenças de cunho alérgico. Portanto, trata de alergias, geralmente com reflexo na imunidade do paciente, por isto também é comum chamar de imunologia."- Registra dra. Cláudia, que tem também formação em pediatria.

Segundo a médica, as enfermidades mais comuns que passam no seu consultório na UPAE Garanhuns são: Rinite alérgica, asma, dermatites atópica e de contato, urticárias crônica e aguda, alergias a medicamentos, alergias alimentares, à picadas de insetos, à proteína do leite, a múltiplos alimentos, anafilaxia (choque anafilático), entre outras.

"Recentemente tratamos de uma criança que teve uma reação alérgica à canela que sua mãe colocou em uma papinha. Na Bahia, há alguns anos, uma professora veio a óbito devido uma picada de formiga, que desencadeou uma reação alérgica. Doenças como rinites, asma e dermatites, são aparentemente comuns, mas todas precisam ser acompanhadas por um alergologista, e por isto é importante que profissionais nos postos de saúde façam estes encaminhamentos." - Finaliza Dra. Cláudia Cordeiro.

A UPAE Garanhuns é unidade de referência para 21 municípios da V Regional de Saúde. Faz parte da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP.

Mulher é encontrada morta em terreno baldio em Garanhuns ; Polícia vai investigar e trabalha com hipótese de suicídio


Uma mulher foi encontrada morta em um terreno baldio na Rua Pedro Cavalcanti, no bairro Heliópolis, próximo à Clinica do Sol, em Garanhuns. De acordo com informações, a mulher foi identificada como sendo Ivânia Maria Ouro Preto e tinha 54 anos. Ainda segundo informações,ela havia desaparecido durante a manhã de ontem, 29/04, quando saiu de casa para ir a uma clínica fazer uma consulta para tratar de problemas relacionados à depressão. A Polícia Civil compareceu ao local e vai abrir uma investigação para esclarecer a morte. A principal suspeita é que Ivânia tenha cometido suicídio já que próximo ao seu corpo foram encontradas caixas de comprimidos que podem ter sido ingeridos voluntariamente por ela.

Com informações do Portal Agreste Violento

sábado, 27 de abril de 2019

Justiça manda prefeitura de Garanhuns devolver 27 bancas de feirantes confiscadas nesta quarta, 24 de abril, na véspera da Feira Livre de Heliópolis


Uma decisão liminar da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns obriga a Prefeitura de Garanhuns a devolver 27 bancas de feira livre que foram confiscadas na última quarta-feira, 24 de abril, véspera da feira livre da Oliveira Lima, no Heliópolis, quando a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente tentava implementar o sistema de padronização de barracas, trocando os equipamentos de madeira por outros de ferro e com cobertura de toldo.

O processo de mudança está sendo conduzido pela Plena Gestão Empresarial e Locações de Equipamentos de Feiras Livres, LTDA, empresa vencedora da licitação e que tem sede em Caruaru. No caso específico da Oliveira Lima houve um tumulto porque teria ficado acertado em reunião na Câmara Municipal que a colocação das novas bancas pela empresa estaria suspensa até que outra reunião ocorresse para tentar resolver o impasse.   No dia seguinte esse acerto não teria sido respeitado, o que causou indignação e revolta. ENTENDA O CASO CLICANDO AQUI

 Com a ajuda da AMSTT, a prefeitura recolheu 27 bancas e, de acordo com os banqueiros, ficou acertado com o município após reunião no MP, que o material seria devolvido. A não devolução obrigou os feirantes a arrumar outros equipamentos com banqueiros de outras feiras para poderem participar da feira do Heliópolis, que foi realizada, ontem , 25 de abril. Houve sufoco e correria, segundo os profissionais.

Em seu despacho, o juiz Glacidelson Antônio, titular da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Garanhuns, concluiu que houve a apreensão das bancas sem que houvesse qualquer formalização através de ato administrativo. Ele ainda frisou que houve o compromisso de devolução das bancas pelo Município de Garanhuns sem que, segundo o autor, o mesmo fosse cumprido.


CONFIRA PARTE DA DECISÃO ( TUTELA ANTECIPADA) PROFERIDA PELO MAGISTRADO

Já o perigo de dano se encontra presente uma vez que o autor se encontra privado de seus bens.

DIANTE DO EXPOSTO, com fundamento no art. 300 do CPC, TENDO EM VISTA A PROBABILIDADE DO DIREITO DO AUTOR E O PERIGO DE DANO, CONCEDO A ANTECIPAÇÃO DA TUTELA JURISDICIONAL REQUERIDA NA INICIAL para determinar ao MUNICÍPIO DE GARANHUNS A DEVOLUÇÃO IMEDIATA DAS 27 (VINTE E SETE) BANCAS DE FEIRA AO AUTOR ......Sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 (um mil reais), nos termos do art. 500 do CPC, até ulterior deliberação.

A devolução deve ser feita em local indicado pelo autor e não autoriza a instalação das bancas em outras feiras sem autorização do réu. Eventual violação a direito do autor deve ser coibida mediante o ajuizamento de ação própria

Intimem-se.

Cumpra-se com urgência mediante mandado.

Em relação ao pedido de gratuidade judicial, verifico que o autor é proprietário de 27 (vinte e sete) bancas não sendo, em princípio, pobre na forma da lei.


Intime-se o autor, através de seu Advogado, para, no prazo de 15 (quinze) dias, aditar a inicial e indicar o pedido de tutela final, nos termos do art. 303, § 1º, do CPC.

Intime-se o autor, ainda, para, no referido prazo, juntar documentos comprovando que faz jus aos benefícios da justiça gratuita.

Intimem-se.

Garanhuns, 26 de abril de 2019.

GLACIDELSON ANTONIO DA SILVA

 JUIZ DE DIREITO

Ministro Paulo Guedes promete reduzir o preço do gás pela metade

estima que, em no máximo 60 dias, serão tomadas medidas que vão reduzir o preço do gás natural pela metade. Ao lado do economista Carlos Langoni, após mais uma reunião sobre o assunto no Rio de Janeiro, Guedes garantiu que vai vencer a resistência da Petrobras, com o apoio do presidente da estatal, Roberto Castello Branco.

POSTADO POR AGRESTE EM ALERTA

OPORTUNIDADE: SENAC/Garanhuns oferece Vaga de Emprego


O Senac/Pernambuco abriu processo seletivo para Auxiliar de Serviços 1, que trabalhará na unidade da instituição aqui em Garanhuns. Podem participar do processo, candidatos com Ensino Fundamental Completo; que tenham habilidades com execução de serviços gerais e trabalho em equipe. O regime de contratação é CLT, com 44h semanais, de segunda a sábado, e a remuneração é de R$ 1.060,50.

Também são oferecidos benefícios como vales alimentação e transporte, assistências médica e odontológica (opcionais). Candidatos interessados em participar da seleção devem enviar seus currículos e comprovantes de escolaridade para o e-mail:rhsenac@pe.senac.br, até as 23h59min do próximo dia 29 de abril.

PROCESSO – O processo seletivo será composto de quatro etapas. A primeira é a fase de inscrição, depois, análise curricular, ambas etapas eliminatórias. A terceira será prova de conhecimentos em Língua Portuguesa, com 16 questões objetivas. Os candidatos aprovados nesta etapa participarão da avaliação individual. Mais informações sobre a vaga e o edital completo do processo seletivo estão disponíveis no site do Senac, na área Trabalhe Conosco:http://www.pe.senac.br/trabalhe-conosco/. Confira o Edital clicandoAQUI. (Com  informações do Portal V&C Garanhuns

Carro comprado pela Internet é Apreendido com Registro de Roubo em Garanhuns

 

Um carro comprado pela Internet foi apreendido com registro de roubo nesta sexta-feira, dia 26, aqui em Garanhuns. O proprietário do veículo informou que havia pago R$ 10 mil pelo Veículo, além de quitar débitos com financiamento bancário e documentação.

Durante a abordagem, os Policiais Rodoviários realizaram uma verificação no automóvel e constataram que as placas eram idênticas a de outro veículo regularizado. Em consulta, foi constatado que o carro havia sido roubado em Feira de Santana, na Bahia, em setembro de 2016. Os documentos do veículo também apresentavam indícios de falsificação.

O passageiro assumiu a propriedade do carro e informou que havia comprado o Veículo em um conhecido site de vendas pela Internet. O Condutor informou que estava apenas conduzindo o Veículo, pois o passageiro tinha uma enfermidade que o impede de dirigir. Os homens foram encaminhados, junto com o automóvel, à Delegacia de Polícia Civil para a continuidade dos procedimentos legais.


BLOG DO CARLOS EUGENIO

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Estudantes da Escola Técnica de Garanhuns desenvolvem Aplicativo para o Viva Dominguinhos

 

Estudantes do curso de Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica Estadual Ariano  Suassuna, instalada aqui em Garanhuns, desenvolveram o Aplicativo Oficial da 6ª Edição do Festival Viva Dominguinhos. A ideia de criar o instrumento surgiu por iniciativa dos próprios estudantes. 

Conforme convergem o Coordenador e o Professor do Curso de Desenvolvimento, respectivamente, Gilson Moraes e Lairson Alencar, “apesar de estarem apenas no primeiro ano, a busca incessante por conhecimento está proporcionando inovação e aplicação prática do que estão vivenciando em sala de aula, como retorno para sociedade”. Além disso, “a concretização do aplicativo do Viva Dominguinhos, que foi desenvolvido em apenas duas semanas, coroa todos os momentos extraclasse, colaboração da equipe gestora, coordenação, parceria com as secretarias de Comunicação Social; Turismo e Cultura e de Desenvolvimento Econômico e, principalmente, dedicação dos estudantes”, completam.

O aplicativo do Viva Dominguinhos 2019 contempla diversas informações para o público geral, assim como para os turistas que visitam a Cidade durante a festividade. É possível encontrar informações como a programação do evento, com detalhes de cada um dos palcos; história do evento; dados de transportes públicos; gastronomia; hotéis; pontos turísticos; como chegar aos palcos; informações úteis e dados de contato, entre outros. 

Nesse primeiro momento, o aplicativo está disponível apenas para quem tem Smartphone com sistema Android. Para baixar o aplicativo, é só ir no Google Play e buscar por “Viva Dominguinhos” ou pelo acessar diretamente clicando AQUI.

BLOG DO CARLOS EUGENIO

Menino de três anos morre engasgado com pirulito em Petrolina, no Sertão de Pernambuco


Em Petrolina, Sertão do Estado, um menino de três anos morreu após se engasgar com um pirulito. O caso aconteceu na última segunda-feira 22 de Abril de 2019, na comunidade do Rio Corrente, onde reside a família da criança.

Segundo familiares, os primeiros socorros foram prestados pelo tio da criança antes da chegada do atendimento emergencial. De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma equipe foi acionada e tentou reanimar o menino, mas não conseguiu.

JC online

terça-feira, 23 de abril de 2019

Após Reunião com Ministro, Caminhoneiros Descartam Greve


Com a promessa de que o Governo vai fiscalizar o cumprimento da tabela de preços mínimos para o frete rodoviário, caminhoneiros descartaram a chance de uma nova paralisação. Cerca de 30 representantes da categoria estiveram reunidos por quase quatro horas com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na sede da pasta em Brasília. Ao deixar o encontro, eles afirmaram que as bases "foram acalmadas".

"Não houve um acordo, mas sim um compromisso de uma agenda positiva", disse o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno. Ele afirmou que os representantes levaram ao governo algumas questões que não eram de conhecimento das autoridades e que, em troca, receberam o compromisso de que a tabela será de fato fiscalizada. "Esse compromisso deve acalmar as bases e não deve haver paralisação nesse momento", disse.

REAJUSTE DE ACORDO COM PREÇO DO DIESEL -Outra questão que, segundo os representantes, teria sido fechada pelo Governo, é a promessa de que a tabela será reajustada de acordo com as mudanças do preço do diesel. O primeiro reajuste seria feito até o dia 29, de acordo com as alterações que o valor do combustível sofreu desde o início do ano. Segundo Bueno, o governo ficou de calcular de quanto será essa mudança. "A categoria está confiante nesse governo", disse Diumar Bueno. (Com informações do JC Online. CONFIRA)

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, diz OMS


Ela chega de mansinho, assim como quem não quer nada. Num dia, você acorda triste, desanimado. No outro, bate uma sensação de vazio e uma vontade incontrolável de chorar, sem qualquer motivo aparente. A depressão é assim, um mal silencioso e ainda mal compreendido – até mesmo entre os próprios pacientes.

Considerada um transtorno mental afetivo, ou uma doença psiquiátrica, a depressão é caracterizada pela tristeza constante e outros sintomas negativos que incapacitam o indivíduo para as atividades corriqueiras, como trabalhar, estudar, cuidar da família e até passear.

Ela chega de mansinho, assim como quem não quer nada. Num dia, você acorda triste, desanimado. No outro, bate uma sensação de vazio e uma vontade incontrolável de chorar, sem qualquer motivo aparente. A depressão é assim, um mal silencioso e ainda mal compreendido – até mesmo entre os próprios pacientes.

Considerada um transtorno mental afetivo, ou uma doença psiquiátrica, a depressão é caracterizada pela tristeza constante e outros sintomas negativos que incapacitam o indivíduo para as atividades corriqueiras, como trabalhar, estudar, cuidar da família e até passear.

De acordo com OMS (Organização Mundial de Saúde), até 2020 a depressão será a principal doença mais incapacitante em todo o mundo. Isso significa que quem sofre de depressão tem a sua rotina virada do avesso. Ela deixa de produzir e tem a sua vida pessoal bastante prejudicada.

Atualmente, mais de 120 milhões de pessoas sofrem com a depressão no mundo – estima-se que só no Brasil, são 17 milhões. E cerca de 850 mil pessoas morrem, por ano, em decorrência da doença.

Descrita pela primeira vez no início do século 20, a depressão ainda hoje é confundida com tristeza, sentimento comum a todas as pessoas em algum momento da vida. Brigar com o namorado, repetir o ano escolar e perder o emprego são motivos para deixar alguém triste, cabisbaixo. Isso não significa, porém, que o sujeito está com depressão. Em alguns dias, ele, certamente, vai estar melhor.

O desconhecimento real do funcionamento desse transtorno afetivo é o principal responsável por um dos maiores problemas para quem sofre com a depressão: o preconceito. Para Marcos Pacheco Ferraz, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), ele ainda existe e prejudica muito o paciente.

– Principalmente no ambiente de trabalho, onde há competições e cobranças por bom desempenho, é comum as pessoas nem comentarem sobre a enfermidade. Nesses casos, o melhor é tirar férias ou licença médica.

E não é só isso. A ignorância em torno da doença faz com que familiares e amigos, na tentativa de ajudar, piorem ainda mais a condição do depressivo.

Frases como “tenha um pouco de força de vontade”, “vamos passear no shopping que melhora”, “você tem uma vida tão boa, tá com depressão por que?” e “se ocupe com outras coisas que você não terá tempo de pensar em bobagens”, funcionam como uma bomba na cabeça de quem já se esforça, diariamente, para conseguir sair da cama.

– Isso mostra que as pessoas não conhecem o transtorno. Achar que é frescura ainda é comum. Elas não imaginam que o paciente não consegue reagir. Não depende de força de vontade.

A designer C.N., 35 anos, que passou por uma depressão severa há alguns anos, sabe bem o que é isso. Mesmo trabalhando em um ambiente com pessoas bastante esclarecidas, ela cansou de ouvir esse tipo de comentário. E os efeitos eram devastadores. Ela conta que “até críticas sobre o meu médico eu ouvi. Uma colega disse que ele não devia ser bom, pois depois de um mês de tratamento eu já deveria estar curada.”

– É incrível o poder que algumas palavras tem sobre o doente. A primeira coisa que as pessoas perguntavam era o motivo da minha depressão, pois eu tinha uma vida tão boa, uma família, filha, um casamento bacana, um emprego legal. O fato de não ter uma explicação para a doença me deixava péssima. Era um sentimento de culpa enorme.

Por isso, Ferraz diz que é muito importante a participação da família no tratamento. Eles precisam saber o que devem e o que não devem fazer em relação ao doente. Para ele, “fazer com que todos entendam o mecanismo do transtorno e como agem os remédios é fundamental para o sucesso do tratamento. Ainda existe o mito de que antidepressivo vicia, o que é um grande engano.”

R7

Mãe adormece sobre bebê de um mês e criança morre sufocada em bairro de Garanhuns

Foto meramente ilustrativa

Uma tragédia ocorreu  na madrugada deste sábado, 20 de abril, na Rua da Angélica, no Bairro Manoel Chel, aqui em Garanhuns. De acordo com a PM, uma recém nascida de apenas um mês de vida faleceu após a mãe adormecer sobre ela provocando sufocamento na bebê de forma involuntária. Ao adormecer na mesma cama da recém nascida, a mãe teria se mexido e rolado sobre a criança, asfixiando-a. A pequena vítima ainda chegou a ser socorrida para o Hospital Dom Moura, mas faleceu.  A PM compareceu ao local, mas não havia mais o que fazer. A Polícia Civil vai investigar o caso.


V&C

Homem comete suicídio na Cohab 1, em Garanhuns

Vítima: Foto/crédito- Comando Policial

Um homem cometeu suicídio na tarde deste sábado na Rua Guilherme Farel, na Cohab I, em Garanhuns. Ele foi encontrado pela esposa pendurado pelo pescoço em um fio na garagem de casa. O cunhado veio e cortou o fio, mas o homem, que tem 37 anos, e segundo o Portal Comando Policial foi identificado como sendo Franklin de Almeida, um mototaxista, foi a óbito. A PM foi ao local junto com o Instituto de criminalística, que liberou o corpo para ser encaminhado ao IML.
POSTADO POR V&C

MAIS HIGIENE: Padronização das Feiras Livres agrada Consumidores, mas Feirantes reclamam do Valor cobrado na Montagem da Nova Estrutura

CONTRASTE: Frutas e Verduras ao sol nas atuais bancas, e ao lado, as Novas Estruturas. 
A Prefeitura de Garanhuns deu início à padronização, organização e manutenção das feiras livres realizadas em espaços públicos do Município.

A mudança tem o intuito de reestruturar os locais; oferecendo melhores condições de trabalho para os feirantes e atendendo ao previsto nas Leis Sanitárias, e, sobretudo, aos anseios dos clientes. A implantação ocorre de forma gradual nos espaços e algumas bancas já foram instaladas nas feiras da Santa Terezinha, no Magano, e da Boa Vista. Na última quinta-feira, dia 18, os equipamentos chegaram à feira livre da avenida Oliveira Lima, em Heliópolis.

Visando o comércio de alimentos de forma higiênica, as novas bancas possuem estrutura metálica; coberta padronizada e sãodesmontáveis, permitindo o armazenamento em local adequado, o que não é feito até então, quando diversas bancas de madeira ficam expostas ao ar livre e empilhadas em locais irregulares (imagem ao lado), não atendendo aos padrões sanitários exigidos. A montagem e desmontagem das novas bancas passará a ser realizada, por uma Empresa, vencedora de Processo de Licitação, em horários definidos, de acordo com cada feira.

Uma nova etapa da padronização consiste na identificação dos profissionais, por meio de crachás e uniformização. Ainda serão oferecidos cursos de qualificação para que os feirantes possam se capacitar em gestão financeira e no atendimento de clientes. A partir do próximo ano a venda de carnes também vai passar por adequações, e será feita apenas sob condições de refrigeração recomendadas pelos órgãos de vigilância sanitária, bem como pelo Ministério Público de Pernambuco, através do Programa Carne de Primeira.

“É importante destacar que estamos cumprindo com a legislação, que determina que essas mudanças ocorram. Sabemos da importância cultural das feiras livres e que elas são um meio de subsistência para muitas famílias. Por isso a nossa preocupação é de disciplinar e organizar estes espaços, para que se tornem ainda mais atrativos para os clientes”, registrou Gersinho Filho, titular da Secretaria Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que coordena a ação. “Com essas bancas a feira fica mais organizada e limpa. Gostei da ação, principalmente por não termos mais as frutas e verduras no chão”, observou a senhora Maria José, durante entrevista ao repórter Aurimar Ferreira, no programa Rádio Jornal nas Feiras. “Ficou muito bom e bonito. Dá até gosto vir a feira. Agora é preciso fazer isso também nas bancas de carne”, alertou o cidadão Pedro Viana.  

FEIRANTES RECLAMAM DO VALOR DAS BANCAS –Mas a organização das Feiras Livres apresentada pela Prefeitura e aprovada pelos consumidores não vem agradando a alguns feirantes, que se queixam, sobretudo, dos valores cobrados por cada banca.

Em vídeo gravado e exibido no facebook, o Vereador Marinho da Estiva (PHS) ouviu alguns comerciantes durante a Feira da Oliveira Lima, realizada na última quinta-feira, dia 18. Apesar de reconhecerem a melhoria proporcionada com a instalação das novas bancas, alguns feirantes defendem que o valor cobrado, R$ 20, por banca montada, é alto. Segundo o feirante Vandês do Castainho, atualmente os feirantes pagam R$ 10 por cada banca de madeira. “A gente negocia com hortaliça; traz da roça, se a gente for pagar o valor que está querendo, certamente não vai ficar quase nada, ou seja: vai levar boa parte do que a gente apura ou ganha”, observou o feirante.

Ainda durante sua passagem pela Feira, overeador Marinho da Estiva divulgou a informação de que uma nova reunião será realizada junto aos feirantes, nessa terça-feira, dia 23, na Câmara de Vereadores de Garanhuns para discutir apadronização das feiras livres. Vale destacar que o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Gersinho Filho, participou na quarta-feira, dia 17, no Centro Cultural, de um encontro junto a feirantes para apresentar os benefícios da implantação do processo de padronização nas feiras realizadas no Município. (Com informações e imagens da SECOM/PMG e Facebook)