....

terça-feira, 31 de março de 2020

Internos fogem após render agente na Funase, em Garanhuns


Oito menores conseguiram fugir da Funase na manhã deste domingo (29), no bairro Boa Vista, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Os infratores renderam um dos agentes utilizando uma arma artesanal. Dos foragidos quatro foram recapturados pela polícia militar no fim da tarde na zona rural de Garanhuns. Os demais continuam sendo procurados. Qualquer informação dos seus paradeiros deve ser informado a polícia através do 190.

Com informações do Portal Agreste Violento

PROCURA EXPLODIU NAS FARMÁCIAS, MAS EFICIÊNCIA NO TRATAMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS AINDA NÃO ESTÁ COMPROVADA: Advogada viaja 230 km, de Recife a Garanhuns, para conseguir única caixa com 15 comprimidos de hidroxicloroquina para mãe com Lupus, diz jornal da capital



A hidroxicloroquina, substância usada no tratamento da malária desde os anos 1930, e que, posteriormente, passou a ser aplicada também contra doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus, começou a sumir das farmácias depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou que a droga era eficiente no tratamento do coromavírus. O discurso foi reforçado pelo presidente Jair Bolsonaro, que apareceu com a medicação em um vídeo postado nas suas redes sociais oficiais. Estudos realizados nos EUA, França e China apontam que o remédio tem potencial para conter a multiplicação do vírus, mas ainda não se conhecem os efeitos no quadro clínico dos pacientes. 

O Diário de Pernambuco fez uma extensa reportagem sobre a falta do medicamento e citou o caso de uma advogada que viajou do Recife para Garanhuns para comprar uma única caixa de hidroxicloroquina. 


A advogada Alanna Viana, 24, viajou mais de 200 quilômetros do Recife a Garanhuns, no Agreste, para comprar uma única caixa, com 15 comprimidos, para a mãe dela, que tem lupus. “Vamos entrar com uma ação junto ao Ministério Público de Pernambuco para que o governo garanta o acesso aos remédios a quem realmente precisa. Tivemos um custo além do normal para que minha mãe continue o tratamento porque se ela parar, fica com dores nas articulações e pressão alta”, contou a jovem em um depoimento feito ao Diário de Pernambuco.


Esse aumento da procura está fazendo falta a quem precisa do uso contínuo da medicação. Então, quem não apresenta sintomas, ou nem foi ao médico ainda para ter um diagnóstico, não deve fazer uso de qualquer substância sem indicação médica. Estamos aguardando se o FDA (órgão governamental americano) irá definir se a hidroxicloroquina será utilizada como protocolo de tratamento oficial para o novo coronavírus, porque esta decisão serviria de parâmetro para outros países tomarem a mesma medida”, explica a farmacêutica Mariana Pedrosa, também em depoimento ao Diário de Pernambuco.

A Anvisa publicou uma nota técnica a respeito do uso da substância. De acordo com o órgão, não há estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento do novo coronavírus. “Apesar de promissores, não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento da Covid-19. Portanto, não há recomendação da Anvisa, no momento, para a sua utilização em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus”, declarou o órgão, acrescentando que a automedicação representa risco à saúde.

O que é

> O sulfato de hidroxicloroquina é uma molécula que foi desenvolvida para o tratamento da malária. Também tem sido usado há muitos anos para o tratamento de doenças autoimunes

> No Brasil, esse medicamento à base de Cloroquina é registrado com indicações para:

Malária;
Reumatismo e problemas de pele;
Inflamação crônica das articulações;
Artrite reumatoide juvenil em crianças;
Doença multissistêmica;
Lúpus eritematoso da pele;
Problemas de pele provocados ou agravadas pela luz solar.


Com informações do Diário de Pernambuco.

FORÇA TAREFA: UPE em Garanhuns já produziu mais de 3,6 mil litros de álcool 70% para doação


A Universidade de Pernambuco (UPE), através do Instituto de Ciências Biológicas, da Escola Politécnica e do campus Garanhuns, continua com a produção diária de etanol 70% que esta sendo doado para ajudar no enfrentamento da prevenção do novo Coronavírus (Covid-19).

A produção de álcool 70% está sendo doada a hospitais (incluindo as unidades hospitalares da UPE - Procape, Cisam e Huoc), corpo de bombeiros, SAMU, IML, IC, UPAS, PSFs, Sistema penitenciários, casas de idosos, polícia Militar, polícia rodoviária Federal, guardas municipais e prefeituras do Recife, e Região Metropolitana e região Agreste Meridional do Estado.

Até o momento, já foram produzidos mais de 3.600 litros de etanol 70% desde o início das atividades em 16 do corrente. Vale destacar que todo material é manipulado e produzido nos laboratórios da Universidade, sob a supervisão de professores da instituição.

Professores, servidores e estudantes da Universidade estão envolvidos na produção diária do material, que possui ação antisséptica sobre bactérias e vírus, como o COVID-19, e deve ser utilizado para higienização de ambientes.

A UPE tem recebido doações de etanol absoluto e etanol hidratado, com o apoio do SINDAÇUCAR, das Usina Cruangi, Usina Trapiche, Usina ACROGAN, Fábrica AMBEV-NASSAU, Setta Combustíveis, e grupo Álcoolquímica (JB). Também recebeu água mineral das fontes Serra Branca, Santa Terezinha, Santa Joana e comunidade da Torre. Além da doação de vasilhames novos e reutilizáveis, para o envase do etanol 70%, da comunidade  UPE e população.

A ação faz parte do cumprimento do papel da Universidade para com a sociedade diante do quadro mundial que se apresenta atualmente de pandemia.

V&C

Campanha de vacinação contra a Influenza será retomada nesta terça, 31, em Garanhuns; SAIBA ONDE SE VACINAR COM SEGURANÇA


Diante do repasse fracionado das doses para Campanha de Vacinação Contra a Influenza, realizado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Garanhuns, por meio do Programa Municipal de Imunizações (PMI), informa sobre as estratégias para garantir, gradualmente, a imunização do público-alvo, formado por pessoas acima de 60 anos e profissionais da área de saúde, até o dia 15 de abril. Até o momento, mais de 10 mil idosos já foram imunizados no município, além de mais de mil profissionais da saúde.

A campanha será retomada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a partir desta terça-feira (31), apenas para as vacinações previamente agendadas por meio do Programa Municipal de Imunizações, no telefone: (87) 3762-1617. A secretaria destaca que a vacinação acontece ainda por meio de visitas domiciliares, especialmente para os idosos acamados e com comorbidades que não podem se deslocar até as unidades.


O cronograma de locais estratégicos, funcionando também em sistema de ‘drive-thru’, permanecerá com dois pontos fixos, localizados no Largo do Colunata, no centro da cidade; e na avenida Júlio Brasileiro, em frente ao Parque Euclides Dourado, no bairro Heliópolis; sempre das 08h30min às 12h, até o fim da campanha, com a disponibilização de 150 doses por dia para a população

V&C

Sob orientação do MPPE, Izaías libera para funcionamento todas as feiras livres de Garanhuns, além do Mercado 18 de Agosto


Em vídeo feito agora a tarde, o prefeito Izaías anunciou que as feiras livres de Garanhuns vão voltar a funcionar.  Ele afirmou que, sob orientação do Procurador Geral de Justiça, o Dr Francisco Dirceu Barros, está liberando as sete feiras de Garanhuns. O prefeito disse que o chefe do MPPE estadual pediu para que a duração das feiras fosse maior, para que as pessoas tivessem mais tempo de fazer suas compras, evitando assim aglomeração. 

Outro ponto acordado na conversa do prefeito com o MPPE, foi para que as bancas ficassem mais distantes umas das outras. Com isso, as feiras ocuparão mais ruas que o de costume.  O Mercado 18 de Agosto também será liberado na sexta e sábado para a venda de carnes.  

Izaías deixou claro que, segundo orientação do Dr. Francisco Dirceu, as feiras devem vender somente alimentos.  "Organizem-se para que as feiras sejam da maneira que o MPPE orientou e para que não corramos o risco de ter esse benefício interrompido novamente em Garanhuns.  Tenho muito cuidado em vocês e espero que todos usem luvas e máscaras", conclamou o gestor, em um apelo feito aos feirantes.  O retorno das feiras livres começa na quinta, 02 de abril, com a tradicional feirinha da Oliveira Lima.

V&C

APENAS DOENTES GRAVES FAZEM O TESTE: Garanhuns tem 90 pessoas monitoradas por conta do novo coronavírus, mas apenas duas farão teste que detecta doença


Com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde tendo determinado que apenas pacientes graves façam o teste que detecta ou descarta a presença do novo coronavírus no organismo, é certo que o número de casos da doença em Pernambuco deva estar bastante subnotificado. 

Em Garanhuns não é diferente. A Secretaria Municipal de Saúde segue a orientação do Governo do Estado e do Governo Federal, de que apenas pacientes graves façam testes. Com isso, 90 moradores do município estão sendo monitorados por apresentar algum sintoma relacionado à covid-19, mas só dois foram submetidos a teste que detectam a doença. Os outros 88 estão em isolamento domiciliar por apresentarem apenas sintomas leves e não serão submetidos a testes. O problema é que, na maioria dos casos, o novo coronavírus é assintomático, ou seja, quem está contaminado, às vezes nem sabe que tem a doença. 

Os dois pacientes que fizeram o teste deram entrada na rede hospitalar de Garanhuns com Síndrome Respiratória Aguda Grave e estão internados. O resultado está sendo aguardado.

O problema da falta de testes, e consequentemente das subnotificações,  não se restringe a Garanhuns. O Ministério da Saúde prometeu enviar 10 milhões de testes da covid-19 para todos os estados, mas não revelou quando isso vai acontecer.  

O problema tem confundido a população de Garanhuns, que em sua maioria tem cumprido o isolamento social, mas não tem tido o feedback do poder público no sentido de dotar o sistema de saúde pública de testes que possam ser usados em grande parte da população, como tem acontecido em países como Coreia do Sul e EUA. 

Testes em massa, segundo a OMS, (Organização Mundial de Saúde) são uma das maneiras mais eficientes de controle da doença no mundo, mas, no Brasil, essa medida tem demorado a acontecer, levando a subnotificação de casos. Estima-se que o país tenha, no momento, em torno de 60 mil pessoas contaminadas já que, segundo especialistas, para cada caso notificado existe 15 subnotificados.  

V&C

Agricultor é morto a tiros no quintal da casa onde morava em Angelim

Foto meramente ilustrativa

Um agricultor de 35 anos foi morto a tiros na noites da segunda-feira (30) no sítio Salobro, zona rural de Angelim, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, José Wilson Marques dos Santos estava no quintal da casa onde morava quando foi atingido pelos disparos de arma de fogo. A vítima ficou ferida na região da cabeça e no tórax, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A esposa do homem informou à PM que escutou os barulhos dos tiros e o esposo chamando por ela, mas que não viu quem cometeu o crime. O suspeito fugiu por um matagal que fica atrás da casa da vítima. A motivação e autoria são desconhecidas. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Do G1

Homem é morto a tiros na noite desta segunda, em Caetés


Um homem foi assassinado na noite desta segunda-feira (30), na Rua Manoel Isidoro, a conhecida Rua do Rato, em Caetés, no Agreste de Pernambuco. A vítima não residia na localidade e foi morta a tiros em frente a uma residência. Na cena do crime ninguém deu informações que pudessem ajudar a polícia a desvendar sua autoria. O corpo foi periciado pelo Instituto de Criminalística e encaminhado sem identificação para o IML de Caruaru. A Delegacia de Caetés dará continuidade as investigações.

Com informações do Portal Agreste Violento

segunda-feira, 30 de março de 2020

CORONAVÍRUS - Espanha tem 812 mortes por Covid-19 em 24 horas; total supera as 7,3 mil


A Espanha teve 812 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, divulgou o Ministério da Saúde do país nesta segunda (30). O número é levemente menor que os dos últimos dois dias: no sábado (28), o país havia registrado 832 mortes, e no domingo (29), o número mais alto até então com 838 mortes.

Últimas notícias de coronavírus de 30 de março
Nesta segunda, o número de infecções pelo novo coronavírus chegou a 85.195 na Espanha, 6.398 a mais do que as registradas até domingo, quando havia 78.797 casos. A quantidade de registros da doença na Espanha é a terceira maior do mundo e com isso o país ultrapassa as confirmações da China, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Itália.

Ao todo, 7.340 pessoas morreram por Covid-19 no território espanhol. O número é o segundo maior no mundo, menor apenas que o da Itália - que teve 10.779 mortes, segundo o Ministério da Saúde italiano.

LAMENTÁVEL - Policial Militar foi assassinado ao tentar proteger sua esposa de uma tentativa de estupro em Bezerros, no Agreste de Pernambuco


Um Policial Militar foi morto a tiros ao tentar proteger a sua esposa de estrupo no sábado 28 de março de 2020, na cidade de bezerros no Agreste de Pernambuco.

De acordo com informações da Polícia Militar, o casal de policiais do Recife, voltavam pra capital pernambucana de moto após passar parte do dia na Serra Negra em Bezerros. Próximo ao viaduto do bairro Nossa Senhora Aparecida, passou a ser acompanhado por um veículo estrada com um elemento identificado como sendo Paulo José dos Santos, de 36 anos, armado.


Após alguns quilômetros, já próximo  à entrada do Sítio Cunha, os policiais foram obrigados a entrar em um matagal, o elemento disse ao policial militar identificado como sendo Sérgio Carvalho de Araújo de 39 anos, queria estuprar a sua esposa e ele ficaria olhando. O cabo da polícia no intuito de proteger a sua esposa sacou a sua arma e houve uma troca de tiros infelizmente o policial militar foi alvejado com três disparos de arma de fogo dois na virilha, e um na perna que atingiu a artéria femoral, devido os ferimentos o policial foi a óbito. Uma guarnição da PM que passava às margens da BR-232 ao presenciar a cena foram até o local, onde foram recebidos a tiros pelo elemento que revidaram a injusta causa atingindo o elemento que também foi a óbito. O elemento era de alta periculosidade já tinha praticado cerca de 3 estupros, e também era acusado de assaltar sulaqueiros e assaltar bancos.


A policial que estava desarmada conseguiu correr pelo matagal, felizmente ela não sofreu nenhum ferimento durante o confronto.

Tanto o corpo do policial como do elemento foram caminhados para o IML de Caruaru.

CORONAVÍRUS - Brasil tem 136 mortes e 4.256 casos confirmados de coronavírus, diz ministério


O Ministério da Saúde divulgou neste domingo (29) o mais recente balanço dos casos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2Os principais números são:
  • 136 mortes
  • 4.256 casos confirmados
  • 3,2% é a taxa de letalidade
  • O estado de SP concentra 1.451 casos e o RJ, 600.
O balanço acrescentou 22 mortes ao total. No balanço do dia anterior, o Brasil tinha 114 mortes. Isso representa um aumento de 19% no número de mortes.
O domingo teve o mesmo acréscimo em número de mortes do sábado, em que também houve 22 vítimas a mais. São os dois dias com mais registros de mortes no Brasil pelo novo coronavírus até agora.
O número de casos confirmados aumentou em 352 no balanço deste domingo. Até o dia anterior, eram 3.094 confirmados. O aumento do número de casos foi de 9%.
O aumento de casos foi menor do que o de sábado, quando foram 487 novas confirmações.
A taxa de letalidade subiu de 2,8% até o sábado para 3,2% neste domingo.
Entre as 136 mortes, 98 aconteceram no estado de São Paulo. Houve um aumento de 14 mortes em SP no balanço deste domingo.
O números consideram as pessoas cujos resultados dos testes já foram apresentaram e testaram positivo. O número não considera casos suspeitos.

CORONAVÍRUS - Espanha tem 812 mortes por Covid-19 em 24 horas; total supera as 7,3 mil


A Espanha teve 812 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, divulgou o Ministério da Saúde do país nesta segunda (30). O número é levemente menor que os dos últimos dois dias: no sábado (28), o país havia registrado 832 mortes, e no domingo (29), o número mais alto até então com 838 mortes.

Últimas notícias de coronavírus de 30 de março
Nesta segunda, o número de infecções pelo novo coronavírus chegou a 85.195 na Espanha, 6.398 a mais do que as registradas até domingo, quando havia 78.797 casos. A quantidade de registros da doença na Espanha é a terceira maior do mundo e com isso o país ultrapassa as confirmações da China, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Itália.

Ao todo, 7.340 pessoas morreram por Covid-19 no território espanhol. O número é o segundo maior no mundo, menor apenas que o da Itália - que teve 10.779 mortes, segundo o Ministério da Saúde italiano.

Deputado Federal de Pernambuco está com o coronavírus







 
O deputado federal Pastor Eurico (Patriotas), testou positivo para o Covid-19, a informação foi divulgada com exclusividade pelo Blog do Alberes Xavier.

O deputado é Pastor da Assembleia de Deus em Pernambuco, e exerce o seu terceiro mandato na Câmara Federal, tem 57 anos e apresenta sintomas como febre, calafrios e um pouco de tosse.

Pastor Eurico encontra-se em quarentena, e sua esposa Irmã Lígia, também aguarda resultados de exames para confirmar se foi infectada com o vírus.

BLOG DO RONALDO CÉSAR

PRF lança campanha de apoio a caminhoneiros nas rodovias federais de Pernambuco

Voluntários podem realizar a entrega de alimentos e kits de higiene nas unidades do órgão 





Uma campanha nacional de auxílio a motoristas de transporte de carga foi lançada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste sábado (28), nas rodovias federais de Pernambuco. A iniciativa intitulada "Siga em Frente, Caminhoneiro" visa entregar alimentos prontos para consumo e material de higiene aos condutores, que tem encontrado estabelecimentos comerciais fechados devido à pandemia do novo coronavírus. 

Sensibilizados com a situação, voluntários tem buscado o apoio da PRF para realizar a entrega de kits de forma segura e sem aglomerações. A iniciativa tem o apoio dos Guardiões da Estrada e da "rainha dos caminhoneiros", a cantora Sula Miranda, que adotou a campanha e está ampliando a divulgação por meio das redes sociais. 

Neste sábado (28), voluntários entregaram alimentos no posto da PRF de São Caetano, localizado no Km 145 da BR 232. Na noite de sexta-feira (27), bombeiros civis realizaram a entrega de marmitas no posto da PRF de Cruzeiro do Nordeste, em Sertânia, no Sertão do estado. 

Para agilizar a entrega e diminuir o risco de acidentes, os motoristas não devem descer dos caminhões. A entrega será feita pelos voluntários na janela dos veículos. 

Os locais de entrega de alimentos aos caminhoneiros serão divulgados por meio do twitter: @prf191pe. Basta digitar na internet esse perfil, para ter acesso aos postos da PRF que estarão realizando a entrega a cada dia. 

Contatos para doações 

Quem desejar contribuir com a campanha em Pernambuco, pode entrar em contato com a PRF através do telefone (Whatsapp) de cada delegacia: 

Recife - (81) 99228.6894 
Caruaru - (81) 98184.8494 /99259.8981 
Garanhuns - (87) 99988.9666 
Serra Talhada - (81) 99227.0160 
Salgueiro - (87) 98155.1504 
Petrolina - (87) 99874.3262 / 98129-9106

BLOG DO RONALDO CÉSAR

Homem é assassinado a tiros na tarde deste domingo, em Garanhuns


Um crime de morte foi registrado no início da tarde deste domingo (29/03) na Rua Oscar Francisco, na Várzea, na cidade de Garanhuns, Pernambuco.

De acordo com as informações, o jovem identificado  como sendo Adalton Soares da Silva Filho, que era ex-presidiário,  estava caminhando em via pública quando foi surpreendido por homens armados que estavam numa moto na cor preta de maiores dados não  anotados.

Adaltinho, como era conhecido, foi atingido por cerca de 05 (cinco) disparos na região da cabeça e tórax. Ele morreu antes mesmo de receber os primeiros socorros. Após a prática do crime, os assassinos fugiram tomando destino ignorado.

A Polícia Militar, o Instituto Criminalista, e policiais civis estiveram no local. O corpo foi encaminhado ao IML em Caruaru após levantamento cadavérico.

O crime será investigado pela Delegacia de Homicídios de Garanhuns. O delegado Eric Costa e equipe estiveram no local. Até o momento, autoria e motivação são desconhecidas.

Com informações do Portal Comando Policial 


V&C

Pernambuco registra 73 casos confirmados do novo coronavírus; cinco pessoas morreram, 11 foram curadas e 19 estão internadas


Aumentou para 73 número de casos de Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus, em Pernambuco, neste domingo (29). São cinco confirmações a mais do que no sábado (28), quando havia 68 pacientes com diagnóstico positivo para a infecção. Não houve aumento do número de mortes, permanecendo em cinco casos.

As confirmações divulgadas neste domingo (29) são de três homens e duas mulheres, de idades entre 27 e 83 anos. Os cinco novos pacientes moram no Recife e em Jaboatão dos Guararapes, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Além dessas duas cidades, os casos de Covid-19 em Pernambuco são de pessoas que vivem em Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Goiana, Belo Jardim, Caruaru e Petrolina. Há, ainda, um caso em Fernando de Noronha, além da ocorrência de pacientes em outros estados e países.

Há 19 pacientes internados, sendo nove em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros dez em leitos de isolamento. Há, também 38 pacientes em isolamento domiciliar.

O estado também registrou, também, mais dois casos de cura clínica, totalizando 11 pessoas que se curaram do vírus. Entre elas, está a advogada Renata Berenguer, de 30 anos, que defendeu que a recomendação de isolamento social precisa ser seguida à risca.

Mortes
Neste domingo (29), a SES não registrou novos óbitos de pacientes com a Covid-19. A contagem, portanto, é de cinco casos, sendo quatro homens e uma mulher. Em relação ao local de residência, quatro pessoas viviam no Recife e uma delas era estrangeira.

Além das cinco mortes de pacientes com Covid-19, a SES também registrou outros nove óbitos causados pela Influenza A e cinco pela Influenza B. Outras 30 amostras não apresentaram resultado para Covid-19 nem para Influenza.

Do G1

COVID-19: Bolsonaro diz em entrevista que está pensando em editar decreto que permita volta ao trabalho de todas as profissões


BRASÍLIA —  O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo que avalia a possibilidade de ampliar o número de profissões que poderão atuar normalmente durante a quarentena . Ele disse a jornalistas que esse foi um "insight" que teve durante a própria entrevista, concedida na entrada do Palácio da Alvorada.


Eu estou com vontade, não sei se vou fazer, baixar um decreto amanhã: ‘toda e qualquer profissão legalmente, existente, ou aquela que é voltada para a informalidade se for necessária para o sustento dos seus filhos, para levar o leite para seus filhos, arroz e feijão para sua casa, vai poder trabalhar'”, afirmou o presidente e disse que ainda está estudando a edição deste possível decreto, que avaliou como “justo”.

Ao voltar a criticar as medidas de isolamento e apontar seus efeitos na economia, que classificou como “desastrosos”, Bolsonaro chegou a atribuir o aumento da violência doméstica em meio à crise do coronavírus ao fato de, nas palavras dele, faltar pão na casa das pessoas.

Tem mulher apanhando em casa. Por que isso? Em casa que falta pão, todos brigam e ninguém tem razão. Como é que acaba com isso? Tem que trabalhar, meu Deus do céu. É crime trabalhar?”, disse.

Ao justificar sua saída neste domingo, que contraria as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que as pessoas restrinjam a circulação ao mínimo necessária para conter a pandemia, Bolsonaro disse que estava trabalhando e que é dever do presidente estar ao lado do povo.

“Eu também estou trabalhando. Eu considero essa minha atividade um serviço. Estou do lado do povo para saber quais são os problemas. Eles querem voltar ao trabalho”, disse.

“Eu vou para o meio do povo. Quem me critica não vai. Duvido que vá.” O presidente ainda disse que é preciso enfrentar o coronavírus como um homem, não como um moleque.


Fonte : O Globo

Novo caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave é notificado em Garanhuns e paciente fará teste para novo coronavírus


A Secretariam de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, informa que até o presente momento, o município de Garanhuns não tem casos confirmados para o Covid-19. Mas neste domingo (29/03) foi notificado, através de hospital da rede pública, um caso para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de pessoa residente no município de Garanhuns, doença que pode ter sido derivada de vírus, como influenza, H1N1 e coronavírus,por exemplo. Foi efetivada coleta de material para realização de teste afim de descartar ou confirmar a presença de alguma dessas doenças

Ainda segundo a Secretaria o número de casos em isolamento domiciliar que estão sendo monitorados pela equipe local também foi ampliado, para 68. São casos que apresentam sintomas de Síndrome Gripal e/ou viajaram para locais com casos confirmados para o Covid-19.

V&C

Homem é detido após mostrar partes íntimas à idosa em Caetés


Um homem foi detido neste domingo, 29 de março,  em Caetés, por ter mostrado as partes íntimas para uma idosa. De acordo com a PM, a vítima estava sentada perto da porta de casa quando o acusado chegou tentando entrar no imóvel. Como não conseguiu, mostrou as partes íntimas à mulher. A PM foi chamada e, depois de uma busca rápida, conseguiu prender o homem e levá-lo à delegacia.  O caso aconteceu na Rua Manoel Isidoro.

V&C

sábado, 28 de março de 2020

CORONAVÍRUS - Passa 42 para 57 os casos em monitoramento em Garanhuns


A Secretaria de Saúde de Garanhuns por meio da equipe da Vigilância Epidemiológica informa nesta sexta-feira (28), que os casos em monitoramento domiciliar do novo coronavírus passaram 42 casos para 57. Um caso notificado ontem em Garanhuns como sendo de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foi descartado  como suspeito de ser de uma  contaminaçãopelo novo coronavírus. O caso era tratado como SRAG, mas, após exames, foi reclassificado como caso excluído por não atender as definições para a Síndrome Respiratória Aguda Grave.

MUNDO - OMS diz que não dá para prever quanto tempo pandemia vai durar


A OMS voltou a destacar nesta sexta-feira (27) a necessidade das medidas de isolamento social para conter as infecções pelo novo coronavírus, alertando que não é possível saber quanto tempo a pandemia vai durar e que estamos entrando em um campo de incertezas. 

O foco das atuações de cada país devem ser sempre o “máximo controle da doença e impacto mínimo na economia e na vida das pessoas”, disse o doutor Michael J. Ryan, diretor-executivo do Programa de Emergências Globais da OMS.

O diretor-geral, Tedros Adhanom, também confirmou que a doença já deixou mais de 500 mil pessoas  doentes e o número de mortos passou de 20 mil. Mais de 100 mil pacientes já se recuperaram.

Pessoas com sintomas leves são maiores transmissores
Na manhã de hoje, o diretor teve uma reunião com mais de 50 ministros da saúde do mundo para discutir como a doença está sendo acompanhada e tratada. Ele destacou as ações na China, Coreia do Sul, Japão e Singapura para identificar os casos, isolar os doentes, acompanhar os movimentos e o sucesso nas quarentenas.

A organização também reforçou a importância do distanciamento social, de ficar em casa e lavar as mãos ao falar que pessoas que apresentam sintomas iniciais ou muito leves são os principais transmissores da doença. Estas pessoas não procuram atendimento médico e costumam não ser identificadas como infectadas, mas mesmo podem passar a doença.

Segundo os especialistas, o termo assintomático é ruim para explicar a transmissão do coronavírus, já que as pessoas estão na fase inicial da doença, mas já estão infectados.

Ajuda do G20

Tedros agradeceu a ajuda trilionária do G20, que vai investir na cura e no tratamento da pandemia. Até agora não existe uma vacina para o coronavírus, e o diretor da OMS disse que a previsão para o aparecimento de uma é em até 18 meses.

R7