....

terça-feira, 13 de outubro de 2020

 

Justiça suspende liminar e autoriza aulas presenciais nas escolas da rede pública estadual de PE

 


O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspendeu, nesta sexta-feira (9), a liminar que impedia a retomada das aulas presenciais na rede pública de ensino do estado. A decisão deverá ser cumprida em três dias ou no período acordado entre o governo e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe).

A decisão foi tomada pelo desembargador José Ivo de Paula Guimarães e atendeu a um pedido da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE). A retomada das aulas para os estudantes do terceiro ano do ensino médio tinha sido autorizada pelo estado desde terça-feira (6).

Na decisão que autoriza as aulas na rede pública, o desembargador José Ivo de Paula Guimarães considerou que, "devido às medidas adotadas pela administração pública estadual e municipal, bem como à efetiva participação de grande parte da população, ocorreu uma baixa no nível de contaminação e de mortes no estado", o que levou "à edição de novos decretos permissivos de abertura, tais como, bares, restaurantes, shoppings, cinemas, academias, etc".

Na quinta à noite, o Sintepe realizou uma assembleia em que, em acordo com o governo do estado, decidiu suspender a greve, que vigorava desde a terça-feira.

Questionada a respeito da data da volta às aulas presenciais na rede pública estadual, a Secretaria de Educação de Pernambuco disse, na tarde desta sexta, que ainda não há previsão e que é preciso finalizar o acordo com o Sindicatos dos Professores. 

Uma outra liminar que atingia a rede particular foi derrubada na quinta-feira (8). Nesta sexta, alguns estabelecimentos particulares já tiveram as atividades retomadas .

Do G1

 

Garanhuns registrou 281 novos casos de Covid-19 semana passada, dos quais 278 foram leves



Entre o período compreendido entre 02 e 09 de outubro, datas que saem o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Garanhuns, o município registrou 281 novos casos do novo coronavírus. Destes, 278 foram leves e 3 foram graves. Ainda segundo o levantamento, 311 pessoas venceram a doença durante o referido período  e estão recuperadas. Duas pessoas vieram a óbito entre a sexta 02 de outubro e sexta 09, o que significa dizer que dos três casos graves, dois evoluíram para óbito. 

Nos últimos 30 dias, a cidade registrou cerca de 1.100 casos de Covid-19 com sete óbitos. O próximo boletim semanal sai no sábado, 17 de outubro.

V&C

 

Incêndio destrói mil hectares e mata animais em cidades do Sertão de PE

 


Um incêndio de grandes proporções continua atingindo do distrito de Caiçarinha da Pena, na zona rural de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. As chamas chegaram a atingir a região do Projeto Serra Grande, uma área da Caatinga preservada. Segundo a administração do parque, muitos animais morreram por causa do fogo. Foram encontradas pelos menos 12 cobras, ninhos que possivelmente tinham filhotes, além de colmeias nativas.

De acordo com os bombeiros, o fogo foi controlado na madrugada desta segunda-feira (12), mas as chamas voltaram e atingiram também a região do Distrito Albuquerque, em Sertânia.


V&C