Dívidas fazem intenção de compras para o Dia dos Pais cair na RMR
Redução na intenção de compra foi constatada em todas as classes sociais da RMR e os motivos são relacionados a questões econômicas e sociais.Foto: Igor Bione/ JC Imagem
A intenção dos consumidores da Região Metropolitana do Recife (RMR) em presentear no Dia dos Pais caiu em relação ao ano passado de acordo com a pesquisa da Fecomércio-PE em convênio com o Sebrae e divulgada nesta segunda-feira (4). Este ano foram calculados 63,6% de intenção contra 66,5% observados em 2013. A redução foi constatada em todas as classes sociais, principalmente na C, e os motivos são relacionados a questões econômicas e sociais.
Apesar da forma de comemoração preferida pelos consumidores da RMR ainda ser a compra de presentes, apontada por 81,7%, a redução na intenção de comemorar a data se deve ao fato das dívidas contraídas pelos entrevistados segundo a pesquisa: 15,8% apontaram esse motivo. O gasto médio com presentes, calculado pela pesquisa, será de R$ 138.
A intenção dos consumidores também se reflete no comércio: menos da metade dos empresários da Região Metropolitana do Recife (48,7%) tem expectativas de que o faturamento no Dia dos Pais em 2014 supere o de 2013.
Mas a expectativa é de que ocorra um crescimento de 8% nas vendas. No comércio tradicional, a expectativa de crescimento é de 11,8%, sendo de 7% nos shopping centers e de 2,5% nos estabelecimentos de serviços.
A pesquisa apontou que mais de 90% dos empresários do varejo da RMR não têm intenção de contratar trabalhadores temporários.
Apesar da forma de comemoração preferida pelos consumidores da RMR ainda ser a compra de presentes, apontada por 81,7%, a redução na intenção de comemorar a data se deve ao fato das dívidas contraídas pelos entrevistados segundo a pesquisa: 15,8% apontaram esse motivo. O gasto médio com presentes, calculado pela pesquisa, será de R$ 138.
A intenção dos consumidores também se reflete no comércio: menos da metade dos empresários da Região Metropolitana do Recife (48,7%) tem expectativas de que o faturamento no Dia dos Pais em 2014 supere o de 2013.
Mas a expectativa é de que ocorra um crescimento de 8% nas vendas. No comércio tradicional, a expectativa de crescimento é de 11,8%, sendo de 7% nos shopping centers e de 2,5% nos estabelecimentos de serviços.
A pesquisa apontou que mais de 90% dos empresários do varejo da RMR não têm intenção de contratar trabalhadores temporários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário