....

quarta-feira, 27 de maio de 2015

GIL PM BATE BOCA NA CÂMARA E CHAMA PSICÓLOGA DE SEM VERGONHA

O policial e vereador Gil PM parece querer ser o Jair Bolsonaro do Agreste e assume posições cada vez mais parecidas, com as do deputado federal do Rio de Janeiro. O vereador de Garanhuns anda agressivo inclusive em relação às mulheres, tendo no espaço de poucos dias criticado duramente duas representantes do sexo feminino que atuam na cidade.

Primeiro ele bateu boca com a colunista e blogueira Selma Mello, fato com grande repercussão nas redes sociais.

Esta semana, Gil PM participou de um debate na Câmara Municipal e se desentendeu com uma psicóloga presente à reunião. O  vereador chamou a profissional de sem vergonha, o clima esquentou no Legislativo e o presidente da Casa, Gersinho Filho, sabiamente encerrou a reunião.

Confira como foi o bate boca entre o vereador Gil e a psicóloga (pediu à imprensa para não ter seu nome citado), no diálogo transcrito do blog de Gidi Santos:

PSICÓLOGA - Eu não trabalho atrás de um balcão não, viu vereador”.

GIL PM -  “Eu acho que atrás de um birô a senhora deve ficar, porque é o seguinte eu não vejo a senhora nas periferias de Garanhuns não. Até porque é o seguinte, a senhora se enganou... Eu trabalhei numa instituição durante 24 anos com Segurança Pública... E Quanto a questão da minha opinião a senhora não pode. Sabe por quê a senhora faz isso?. A senhora tem algum adolescente desse aí que a senhora adotou? A senhora tem algum adolescente que matou, que estuprou dentro da sua casa? Sabe o que é isso? A verdade Psicóloga. A verdade Psicóloga é que dói.

PSICÓLOGA -  “Eu tenho vergonha do que o senhor diz”.

GIL PM -  “Sem vergonha é a senhora”.

Durante a discussão o Presidente do Legislativo, Gersinho Filho, pede para que sejam desligados os microfones devido ao fato do debate ter fugido inteiramente do foco. Gersinho faz suas considerações e passa a palavra ao Secretário da Juventude Pedro Passos..

Amigos e parentes de Patrícia fazem passeata pelas ruas de Garanhuns e apelam pelo seu reaparecimento


Cerca de 50 amigos e alguns parentes de Patrícia Pereira da Silva, desaparecida desde o último dia 18 de maio, realizaram uma mobilização no final da tarde desta terça-feira (26/05) pelas principais ruas de Garanhuns. A passeata saiu do Relógio das Flores, seguiu pela Avenida Rui Barbosa, e terminou no centro da cidade. Vestidos com camisetas que estampavam a imagem de Patrícia os participantes do movimento fizeram um pequeno apitaço e carregaram uma grande faixa. "Íamos realizar um ato mais organizado, mas houve contratempos e não pudemos fazer a divulgação necessária, mas acho que a passeata cumpriu seu objetivo. Temos certeza de que ela está viva e que pode está sendo mantida em cárcere privado. Só queremos ela de volta," disse um familiar. Ainda de acordo com o parente, a Polícia Civil está de posse de algumas informações importantes que podem ajudar a esclarecer o mistério que envolve o sumiço da jovem.


ENTENDA

O desaparecimento de Patrícia completou uma semana nesta segunda-feira (25/05). Ela saiu de sua casa na Rua Radialista Ivo de Souza, na Cohab 2, por volta das 17 horas do dia 18 de maio para ir dormir na casa da mãe do seu padrasto, mas não chegou ao seu destino. De início, a família tentou contato através do celular, porém, o aparelho encontrava-se na caixa postal. Deste então não se tem pistas nem notícias da jovem de 31 anos que é divorciada e tem um filho de 10 anos.




Informações sobre o paradeiro de Patrícia devem ser repassadas para os telefones:

(87)8127-5078; (87)8109-2622; (87)9948-4683; (87)8131-7729; (87)8134-8268; (87)9190-5732; (82)9809-3458; (87)9822-6992 , (87) 9937 9528

Promotor Alexandre diz em audiência em Garanhuns que policiais estão desmotivados e são mal remunerados


O promotor de Justiça em Garanhuns Alexandre Bezerra afirmou, nesta terça-feira (26), que o futuro do Agreste é preocupante diante de tanta insegurança e da falta de atenção e de condições de trabalho para quem atua no combate à violência.

A declaração foi feita durante audiência pública promovida em Garanhuns pelo governo do estado para debater a questão.

Segundo ele, os policiais são mal qualificados e mal remunerados, não são reconhecidos e estão desmotivados.

“As viaturas estão sucateadas. Um único delegado responde por três delegacias”, afirmou.

O próprio secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, informou, na semana passada, que 70 dos 185 municípios pernambucanos estão sem delegado.

Bezerra condenou ainda a desorganização do evento para o qual o Ministério Público de Garanhuns – assim como prefeitos e deputados – não foi convidado ou informado.

“Não se pode conversar sobre segurança sem a presença da sociedade, da Assembleia Legislativa e de prefeitos. Não se sabe se essa falta de convite foi um desrespeito, uma desatenção ou apenas um erro”, frisou, acrescentando que ficou sabendo da audiência por meio de blogs.

“Temos que voltar à estaca zero, uma vez que a reunião proposta pela Secretaria de Defesa Social, mesmo sendo uma boa iniciativa, não teve representação suficiente para discutir segurança”, disse, deixado o clima tenso diante do secretário-executivo de Defesa Social, Rodrigo Bastos, que foi até Garanhuns representando o governo.

A falta de comunicação também foi criticada pelo deputado Álvaro Porto (PTB), representante do Agreste na Assembleia. Vice-líder da oposição, o petebista tem cobrado em pronunciamentos e reuniões – já esteve com Alessandro Carvalho – ações do governo do estado para o enfrentamento da violência que só cresce no Agreste.

Só no último fim de semana, o vice-prefeito de Angelim foi sequestrado, uma viatura da Polícia Militar foi incendiada em Lajedo, um assalto levou medo à zona rural de Iati e foram registrados assassinatos em Garanhuns e Belo Jardim.

Na audiência pública, Porto fez questão de parabenizar as forças policiais que se desdobram para cumprir sua função, mesmo com pouca estrutura. Ele voltou a afirmar ser inaceitável que uma única viatura com dois homens cubra três municípios.

Ao final do evento o secretário-executivo Rodrigo Bastos acabou se desculpando pela falta de divulgação da reunião. No entanto, não deu resposta positiva às solicitações feitas por líderes e prefeitos que integram a Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam): criação de Polícia Científica em Garanhuns, de uma unidade de Instituto Médico Legal e de um setor de inteligência regional.

Bastos informou que antes de instalar esses departamentos em Garanhuns é preciso finalizar obras que estão com cronograma atrasado em outras cinco cidades. Também afirmou que o efetivo será aumentado, mas não disse quando.

Do NE 10/Blog do Jamildo

terça-feira, 26 de maio de 2015

Em entrevista à Rádio Jornal, Marina Silva alfineta Dilma e diz que "um triunvirato governa o País"


Em Pernambuco para atividades ligadas à fundação da Rede Sustentabilidade, a ex-senadora disse que "Eduardo faz falta nessa crise"
Postado por Luiza Falcão
Foto: Michele Souza/JC Imagem

Durante a primeira visita a Pernambuco depois das eleições presidenciais, a ex-senadora e ex-candidata a presidente da República, Marina Silva (PSB), concedeu entrevista exclusiva aos comunicadores Geraldo Freire, Graça Araújo, Wagner Gomes e Rafael Souza, na qual criticou duramente a postura da presidente Dilma Rousseff frete à crise econômica que o País atravessa.
De acordo com a ex-senadora, a petista foi irresponsável ao dizer, durante as eleições presidenciais, que o cenário brasileiro não era de crise. "Fomos chamados de pessimistas", disse. De acordo com a socialista, o governo precisa reconhecer a crise para criar o diagnóstico e conquistar a cura. "O analgésico virou morfina e o povo é quem está pagando o preço", completou.
Durante a entrevista, Marina Silva ainda disse que o País vive uma espécie de terceirização do governo federal, com o ex-presidente Lula, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, representando um "triunvirato" que governa no lugar de Dilma. Ouça a entrevista completa abaixo:
Marina ainda comparou a postura de Fernando Henrique e Lula com a da petista. Segundo ela, houve cordialidade no entendimento dos dois ex-presidentes durante a sucessão para que superassem a crise financeira de 2002. Na opinião da ex-senadora, esse é o momento da oposição e da situação se unirem para discutir soluções. "Não se pode instrumentalizar a crise", completou.
Perguntada se ia se candidatar novamente nas próximas eleições nacionais, a ex-senadora afirmou que o voto é do eleitor e não uma herança. "Terminou a eleição, não fico na cadeira cativa de candidata", disse, se referindo ao fato de não saber se vai ou não se concorrer à Presidência da República novamente.
EM PERNAMBUCO - Marina chegou ao estado nessa segunda-feira (25) para um evento com a militância local da Rede Sustentabilidade, partido que tenta criar desde 2013. Nessa terça-feira, ele se reúne com o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e com o governador do Estado, Paulo Câmara.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Serviços suspensos

Paralisação da Polícia Civil deixa IML do Recife sem atendimento


Do NE10
Com exceção dos flagrantes, todos os serviços prestados pela Polícia Civil estão suspensos  / Foto: JC Imagem/Arquivo
Com exceção dos flagrantes, todos os serviços prestados pela Polícia Civil estão suspensosFoto: JC Imagem/Arquivo
A paralisação da Polícia Civil de Pernambuco atinge atendimentos do Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife e outros serviços na manhã desta terça-feira (19). Pessoas que não sabiam da suspensão das atividades por 24 horas buscaram atendimento, mas foram informadas no local que o serviço só será restabelecido partir desta quarta-feira (20).

A maior procura foi feita no IML do Recife, algumas pessoas buscaram atendimento para a liberação dos corpos de parentes e conhecidos, mas foram informados por funcionários que o serviço não está disponível nesta terça. As pessoas são avisadas também por integrantes do movimento grevista, que dão os informes no local.

Outros serviços suspensos foram a emissão de documentos e o registro de boletins de ocorrência. Quem busca este tipo de atendimento também deve esperara até a quarta-feira. Apenas ocorrências de flagrantes são atendidas com normalidade pela Polícia Civil nesta terça.

MOBILIZAÇÃO - A categoria anunciou a paralisação das atividades no dia 13 de maio, depois de uma reunião entre lideranças do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Simpol) e representantes do Governo do Estado. No mesmo dia os policiais realizaram uma passeata pelas ruas do Centro do Recife.

Em sua pauta de reivindicações, categoria pede melhorias no salário, com a fixação do percentual de 225% de gratificação de função policial para todo o quadro da Polícia Civil, alteração no plano de cargos, carreiras e vencimentos, inclusão dos peritos papiloscopistas no quadro técnico da polícia e reposição inflacionária para o ano base 2015.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

VOCÊ REPÓRTER: "Prefeito, não sou rato para morar dentro de esgoto", diz leitora indignada com situação de rua da Cohab 2 em Garanhuns



VOCÊ REPÓRTER, como o próprio nome já diz, é uma ferramenta agregada ao blog V&C Garanhuns para atender uma demanda que só cresce desde que este veículo foi criado, em outubro de 2010. Trata-se das reclamações populares geradas sobretudo por problemas que afligem o dia a dia das pessoas e que, por força constitucional, devem ser solucionados por aqueles que "voluntariamente" foram investidos de um cargo público, aceitando assim, a nobre, mas hercúlea incumbência, de servir à sociedade administrando os destinos de uma cidade, estado, ou país. Resumindo, o Você Repórter nada mais é do que o ato de o munícipe exercer sua plena cidadania, se expressando de maneira livre e democrática através do jornalismo participativo. 


Feito os devidos esclarecimentos, vem da Cohab 2 o apelo da moradora Rafaela Tavares. Ela escreveu ao V&C e se disse indignada com o emporcalhamento da Rua Radialista Ivo de Souza, provocado, segundo a mesma, por esgotos estourados que se transformam em uma fedentina insuportável atraindo animais nocivos à saúde humana. 

No relato, a leitora pede que o prefeito resolva o problema calçando a referida rua ou, ao menos, passando uma máquina no local. "Não é só o esgoto. Vários caminhões trafegam diariamente pela Radialista Ivo de Souza para realizar entrega no Supermercado Santos. Esses veículos deixam a via um nojo e, por serem muito altos, derrubam fios e esburacam tudo, espalhando lama e fedor por todos os lados.  Prefeito, não somos ratos para morar praticamente dentro de esgoto. Pago meus impostos, como todos aqui na Rua Radialista Ivo de Souza, e considero esse descaso uma falta de respeito para com nós moradores que confiamos no seu trabalho." O senhor calçou as ruas adjacentes. Calce a nossa também", reivindicou a leitora indignada no relato que fez ao Você Repórter, do V&C. 

Foi feito um contato com a Prefeitura Municipal de Garanhuns e, tão logo obtenhamos resposta sobre o pleito da moradora da Cohab 2, estaremos publicando a nota de esclarecimento.  

Foto enviada por leitora com situação da rua Radialista Ivo Souza
Foto: Rafaela Tavares

Cidadã escreve ao V&C e relata esgoto
 a céu aberto em rua de Garanhuns
Foto: Rafaela Tavares

FONTE : V&C GARANHUNS.

Festival de Inverno de Garanhuns pode homenagear Eduardo Campos



O Vereador Sivaldo Albino apresentou requerimento na Câmara Municipal, solicitando ao Governo do Estado e a FUNDARPE que o homenageado do Festival de Inverno de 2015 seja o ex-governador Eduardo Campos, falecido ano passado, em plena campanha para a Presidência da República.

A solicitação de Sivaldo Albino, é em virtude dos grandes serviços prestados por Eduardo a nossa Cidade. Além de no seu período como Governador sempre teve uma atenção especial com a realização do Festival de Inverno de Garanhuns, proporcionando a cada ano maior crescimento do evento que tornou-se um dos maiores eventos culturais do nosso País, evento esse que tanto contribui com o desenvolvimento de Garanhuns e região. Vale ressaltar que em 2015 o Festival de Inverno estará na sua 25ª Edição.

Eduardo Henrique Accioly Campos, filho do poeta e cronista Maximiniano Aciolly Campos e da ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes de Alencar, nasceu na capital pernambucana Recife, no ano de 1965. Foi secretário da Fazenda do Estado, deputado estadual, federal, e o mais jovem ministro da história à frente do Ministério de Ciência e Tecnologia. Também foi governador de Pernambuco em dois mandatos, quando teve mais de 80% de aprovação. Em 2014, foi candidato à Presidência do país, mas a disputa foi interrompida com um trágico acidente aéreo que culminou com a morte de Campos e de mais seis pessoas que estavam na aeronave.

A Solicitação de Sivaldo Albino foi encaminhada ao Governador do Estado de Pernambuco Paulo Câmara e aos Secretários de Turismo Felipe Carreras e Cultura Marcelino Granja.

Policiais Civis decidem parar por 24 horas




Os policiais civis de Pernambuco vão parar suas atividades por 24 horas na próxima terça-feira, 19 de maio, a partir das 0h. Esta foi uma das determinações tomadas na assembleia geral da categoria, ocorrida logo após uma negociação entre os dirigentes do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) e assessores do governador Paulo Câmara, na noite desta quarta-feira (13).

A assembleia geral dos policiais civis também deliberou pelo início da Segunda Fase da Operação Polícia Cidadã. A patrulha sindical do Sinpol vai continuar visitando locais de trabalho conscientizando os servidores da segurança a cumprirem o que determina a legislação e não cometerem “usurpação de função”, ou seja, realizar serviços que não é competência de seu cargo. O Sinpol vai advertir o policial que esteja usurpando a função de outro.

Ainda antes da reunião e da assembleia, cerca de 1.500 policiais civis seguiram em passeata pela avenida Cruz Cabugá, rua do Hospício, avenida Conde da Boa Vista, rua da Aurora e finalizaram o protesto em frente ao Palácio do Campo das Princesas, onde foram recebidos pela assessoria do governador para conversar sobre respostas para a pauta de reivindicações que foi entregue em 30 de janeiro.

O Governo do Estado se comprometeu a iniciar o diálogo sobre a pauta de reivindicações dos Policiais Civis na próxima semana. O Sinpol pede que a gratificação por função policial seja fixada em um percentual de 225% para todos os policiais civis do Estado. Além disso, o sindicato também reivindica para a categoria modificações no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) que promovam aumentos salariais por tempo, qualificação e faixa etária. Por fim, os policiais civis pedem que os Peritos Papiloscopistas integrem o Quadro Técnico Policial e que o Governo do Estado realize a reposição inflacionária para o ano base de 2015.

Assessoria de Imprensa do SINPOL

No DF, jovem se finge de morta após sequestro e resgata namorado de lago

Três adolescentes e um adulto foram detidos suspeitos de cometer crime.
Casal foi agredido e esfaqueado, e rapaz passou por cirurgia nesta sexta.

Do G1 DF
Carro de casal sequestrado, encontrado carbonizado na DF-180 (Foto: TV Globo/Reprodução)Carro de casal sequestrado, encontrado carbonizado na DF-180 (Foto: TV Globo/Reprodução)
Uma jovem de 18 anos se fingiu de morta e conseguiu resgatar o namorado de um lago depois de o casal sofrer um sequestro na noite desta quinta-feira (14) no Distrito Federal. O rapaz foi esfaqueado e, na manhã desta sexta (15), passava por cirurgia. Três adolescentes e um adulto suspeitos de cometer o crime já foram encontrados pela Polícia Militar.
O casal foi abordado quando chegava na casa da garota, na quadra 431, em Samambaia, depois de voltar da faculdade. De acordo com a corporação, o quarteto obrigou o rapaz, de 21 anos, a dirigir até a Ponte Alta, no Gama. O grupo tentou fugir no veículo, sem sucesso.
Segundo a polícia, o quarteto forçou então o jovem a dirigir até uma casa na quadra 833 de Samambaia, onde ele e a namorada foram agredidos.
Depois, os namorados foram levados para um matagal da quadra 1031. Lá, os criminosos, que portavam um revólver e uma faca, esfaquearam o rapaz e fizeram um corte no pescoço da estudante, além de dar uma pancada na cabeça dela.
O casal foi jogado em um lago, e o grupo fugiu. A garota chegou a se fingir de morta enquanto eles estavam por perto e, depois que os sequestradores deixaram o local, conseguiu resgatar o namorado da água. A jovem foi andando até uma casa próxima, para pedir socorro.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram chamados e encaminharam as vítimas para o Hospital Regional de Samambaia.
A PM disse que localizou os garotos suspeitos na residência da quadra 833, com uma arma falsa e o celular de uma das vítimas. Eles foram levados para a Delegacia da Criança e do Adolescente II.
O adulto foi achado pouco tempo depois. O carro foi encontrado carbonizado na DF-180.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Para impedir 'sequestro' de filho, mãe reage a roubo de carro no DF; vídeo

'Se eu entregasse, sairiam com meu filho', disse mulher; ninguém se feriu.
Câmeras de segurança filmaram ação em estacionamento da 402 Sul.

Do G1 DF
Para evitar que ladrões levassem o carro com o filho dentro, uma mulher reagiu à ação de dois assaltantes, um deles armado, no estacionamento de um bloco residencial da 402 Sul, emBrasília. As câmeras de segurança de um prédio em frente ao local da ocorrência registraram o momento em que a mãe luta para impedir que um dos criminosos leve a bolsa dela e as chaves do veículo.
“Pediram a bolsa, pediram a chave do carro. Só que eu não podia entregar assim tão rápido, reagi um pouco. Não entreguei de primeira porque meu filho não tinha saído do carro, estava lá dentro. Se eu entregasse a bolsa e a chave eles sairiam com meu filho dentro do carro”, diz a mulher, que não quis se identificar.
A vítima afirma que entregou os pertences assim que o menino deixou o carro e foi ao encontro dela. Os bandidos pegaram a bolsa com todos os documentos e fugiram com o carro. Ninguém se feriu.
As câmeras mostram toda a ação, que dura menos de 20 segundos. Os ladrões anunciam o assalto no momento em que ela desce do veículo, deixa a mochila do filho na calçada e ajeita a bolsa. Apesar de um dos criminosos estar armado, ela disputa a bolsa até a chegada do garoto.