....

sábado, 10 de novembro de 2018

Por Diego Haidar e Ana Paula Santos, TV Globo e G1 Rio
 

Duas pessoas morrem após deslizamento em um morro em Niterói
Duas pessoas morrem após deslizamento em um morro em Niterói
Três pessoas morreram e duas estão sob os escombros após um deslizamento atingir imóveis no Morro da Boa Esperança, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, na madrugada deste sábado (10).

O QUE SE SABE ATÉ O MOMENTO

  • 6 casas habitadas foram atingidas pelo deslizamento
  • Segundo os bombeiros, uma pedra rolou e atingiu os imóveis
  • 11 pessoas foram resgatadas. Entre elas, há um bebê
  • 2 pessoas estão soterradas. Elas já foram visualizadas pelos bombeiros
  • 3 pessoas morreram
  • Os bombeiros foram chamados às 4h13
Por volta de 12h30, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), apresentou versão diferente à GloboNews. Ele falou que não houve um deslizamento, mas uma ruptura de um maciço.
"Desde 2013 nós investimos muito em obras de contenção de encosta, foram mais de 70 obras. Temos a Defesa Civil considerada pela ONU uma das melhores do Brasil, mas essa localidade, a Boa Esperança, dentro do mapeamento de risco, não é classificada como de alto risco geológico. Esse fenômeno do dia de hoje não foi deslizamento de encosta. Na realidade, o que ocorreu foi uma rachadura do maciço de um ponto onde infelizmente ocorreu a tragédia. Ele rachou e acabou atingindo oito casas", disse.
Antes, à GloboNews o secretário de Defesa Civil falou sobre as condições de chuva na cidade.
"Choveu muito nos últimos dois dias. Niterói estava em estágio de atenção e alerta de acordo com a área e as comunidades estavam avisadas dessa situação, com recomendação para buscarem locais seguros", disse o secretário estadual de Defesa Civill, comandante Roberto Robadey, à GloboNews (veja a entrevista no vídeo abaixo).
Segundo o presidente da associação de moradores do Morro da Boa Esperança, Claudio dos Santos, alguns imóveis estavam interditados, mas o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, nega a informação. "Essa informação não procede", disse ao RJ1.
No momento, cerca de 70 bombeiros de 6 quartéis estão no local. Segundo Robadey, secretário de Defesa Civil, o trabalho deve se estender por mais 48 horas. A Estrada Francisco da Cruz Nunes, próxima ao local, foi interditada.
Antes da chegada do resgate, moradores levaram alguns sobreviventes ao Hospital Mario Monteiro.
Bombeiros trabalham no resgate de vítimas de deslizamento em morro de Niterói
Bombeiros trabalham no resgate de vítimas de deslizamento em morro de Niterói

'Todo mundo sabia que ia acontecer'

Os mortos são duas senhoras de mais de 60 anos e um homem de 37, segundo o Corpo de Bombeiros. As idades e sexo dos 9 resgatados ainda não foi divulgada pela corporação.
De acordo com o Hospital Estadual Azevedo Lima há 6 pacientes internados vítimas do deslizamento. Duas são crianças (de 2 e 3 anos), uma delas em estado grave, e as demais tem entre 20 e 30 anos.
A moradora Rosemary Caetano da Silva, que ficou ferida no deslizamento, afirma que a neta de 8 meses está nos escombros. Os bombeiros, entretanto, não informaram a idade das 2 pessoas que estão soterradas.
"Minha neta de 8 meses está lá soterrada. Consegui tirar um neto meu que está no hospital e meus filhos estão no hospital. Tudo o que está acontecendo aí todo mundo sabia que ia acontecer. A Defesa Civil chegou a interditar as casas, falou que tomaria providência", disse Rosemary.
Moradora resgatada diz que neta de 8 meses está desaparecida após deslizamento em Niterói
Moradora resgatada diz que neta de 8 meses está desaparecida após deslizamento em Niterói

Há 8 anos, o Morro do Bumba

No dia 7 de abril de 2010 a cidade de Niterói também sofreu com uma tragédia que marcou todo o estado do Rio de Janeiro. Quarenta e oito pessoas morreram no deslizamento de terra que soterrou centenas de casas no Morro do Bumba, uma comunidade situada no bairro de Viçoso Jardim.
O principal motivo para a catástrofe foi a construção de casas em um terreno instável, onde no passado havia um lixão. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Niterói, é o primeiro deslizamento desde o caso do Morro do Bumba.
"Desde 2013, a Prefeitura de Niterói investiu mais de R$ 150 milhões em obras de contenção em 50 encostas da cidade", diz a comunicação da Prefeitura.

Doações

Quem puder ajudar as vítimas do deslizamento no Morro da Boa Esperança, a prefeitura de Niterói está concentrando as doações no Colégio Estadual Portugal Neves, no trevo de Piratininga, Rua Quatorze, s/n.. Nesse primeiro momento as autoridades pedem alimentos não perecíveis, água e roupa de cama.

VEJA MAIS IMAGENS DO DESLIZAMENTO EM NITERÓI

Deslizamento deixa mortos no Morro da Esperança, em Niterói — Foto: Reprodução/TV GloboDeslizamento deixa mortos no Morro da Esperança, em Niterói — Foto: Reprodução/TV Globo
Deslizamento deixa mortos no Morro da Esperança, em Niterói — Foto: Reprodução/TV Globo
Desabamento em Niterói deixa mortos — Foto: Reprodução/TV GloboDesabamento em Niterói deixa mortos — Foto: Reprodução/TV Globo
Desabamento em Niterói deixa mortos — Foto: Reprodução/TV Globo
Casa desmorona em deslizamento no Morro da Esperança, Niterói — Foto: Reprodução/TV GloboCasa desmorona em deslizamento no Morro da Esperança, Niterói — Foto: Reprodução/TV Globo
Casa desmorona em deslizamento no Morro da Esperança, Niterói — Foto: Reprodução/TV Globo
Agentes e moradores ajudam no resgate no Morro da Esperança — Foto: Reprodução/TV GloboAgentes e moradores ajudam no resgate no Morro da Esperança — Foto: Reprodução/TV Globo
Agentes e moradores ajudam no resgate no Morro da Esperança — Foto: Reprodução/TV Globo
Desmoronamento em Niterói — Foto: Arquivo pessoalDesmoronamento em Niterói — Foto: Arquivo pessoal
Desmoronamento em Niterói — Foto: Arquivo pessoal
Sobrevivente é resgatada em desmoronamento do Morro da Esperança — Foto: Reprodução/TV GloboSobrevivente é resgatada em desmoronamento do Morro da Esperança — Foto: Reprodução/TV Globo
Sobrevivente é resgatada em desmoronamento do Morro da Esperança — Foto: Reprodução/TV Globo
    Por Diego Haidar e Ana Paula Santos, TV Globo e G1 Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário