CINCO GRUPOS CRIMINOSOS LIGADOS A ROUBOS, HOMICÍDIOS E TRÁFICO DE DROGAS FORAM DESARTICULADOS: Confira mais detalhes da mega operação policial que está sendo realizada nesta quinta, 28/02, em Garanhuns
A Polícia Civil deve marcar uma grande entrevista coletiva para passar os detalhes completos da mega operação policial que foi desencadeada nas primeiras horas desta quinta-feira, 28/02, em Garanhuns. O que conseguimos apurar até o momento é que cinco operações distintas estão nas ruas para cumprir 57 mandados de prisão preventiva e 44 de apreensão e busca domiciliar.
CONFIRA UM RESUMO DAS AÇÕES QUE ESTÃO SENDO DESENCADEADAS.
- Segundo o diretor da Dinter 1, as investigações se iniciaram logo após a realização da operação Garanhuns Verde em 2017. Ele afirmou que os alvos que sobraram desta operação continuaram praticando o tráfico de drogas em Garanhuns, além de roubos e homicídios por isso passaram a ser investigados e monitorados pela polícia.
- Segundo o titular da Delegacia de Homicídios de Garanhuns, Eric Costa, 400 policiais estão envolvidos no cumprimento dos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão.
- Ainda segundo o delegado Eric os cinco grupos criminosos, alvos das operações tinham uma conexão entre si.
- Duas dessas organizações tinham uma forte rivalidade pela disputa do tráfico de drogas na cidade e, fruto dessa rivalidade, dois homicídios foram registrados.
- O modus operandi das organizações, segundo o delegado, é que os grupos criminosos praticavam roubos em Garanhuns e região para alimentar o tráfico de drogas
- Eric também disse que decorrente da operação de hoje, de 08 a 10 homicídios foram evitados.
- Os mandados estão sendo cumpridos em Garanhuns, Arcoverde e Caetés. Um dos grupos atuava também em Caetés
- 10 Alagoanos fazem parte das organizações criminosas alvos da operação.
- 20 dos mandados de prisão estão sendo cumpridos dentro de presídios. Esses alvos mantinham a atividade criminosa de dentro da cadeia.
- A escolha pelas cinco operações distintas é que como são cinco grupos criminosos isso facilitaria a instrução do inquérito podendo estes serem encerradas em momentos distintos.
- Foram presas várias mulheres ( 14 ao todo) e o delegado Eric Costa atribuiu isso ao fato de que muitas mulheres envolvidas nesse tipo de delito acabam mantendo o tráfico de drogas de maridos que estão na cadeia.
- Os presos serão encaminhados para vários presídios. As mulheres para Buíque e os homens para Caruaru e outros presídios da região.
- Entre os presos não tem nenhum policial, político ou empresário conhecido da cidade, segundo o delegado Eric Costa. Eram organizações criminosas voltadas ao crime. Um dos grupos era de pessoas que vieram de Alagoas para tentar dominar o tráfico de drogas em Garanhuns.
- 95% dos alvos já foram presos.
- Nomes de suspeitos ainda não foram divulgados
- Foram apreendidas drogas e armas durante a operação.
- 10 inquéritos de homicídios deverão ser fechados graças a operação de hoje
- As operações foram denominadas Columinho, Ipiranga, Monte Sinai, Magano e Quilombo.
- As operações foram denominadas Columinho, Ipiranga, Monte Sinai, Magano e Quilombo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário