....

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Polícia Federal tenta há sete meses ouvir Lula


A Polícia Federal tenta há sete meses um acordo para ouvir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(Foto) como testemunha no inquérito que investiga supostos repasses ilegais da Portugal Telecom para o PT.
A investigação foi aberta a pedido do Ministério Público Federal com base em denúncia do operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza, que, em depoimento prestado à Procuradoria-Geral da República em 2012, conforme revelou o Estado na época, acusou Lula de intermediar pagamento de R$ 7 milhões da telefônica ao partido. O objetivo seria pagar dívidas de campanha.
Fontes ouvidas pela reportagem informaram que o advogado do ex-presidente Lula, Marcio Thomaz Bastos, afirmou à cúpula da PF que o petista estará em Brasília amanhã e tentará marcar uma data para prestar esclarecimentos.
Ele participará de um evento da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Na Polícia Federal, a alegação, contudo, é que os acertos para que o depoimento ocorra, sempre informais, não foram adiante.
A PF espera ouvir o ex-presidente para concluir o inquérito, cujo prazo inicial foi estendido algumas vezes. A reportagem tentou ontem vários contatos com Thomaz Bastos, mas ele não respondeu aos recados deixados no celular e no seu escritório.
A assessoria de imprensa do ex-presidente Lula informou que o petista “não vai se pronunciar sobre o assunto”. A Polícia Federal informou que não se pronunciaria a respeito. O inquérito foi instaurado em abril de 2013.

Os comentários abaixo enviados para o Blog de Magno Martins, revelam o grau de repercussão da matéria:

Enviado por: joao carlos da silva
Quando esse bandido aparecer em Brasília, algemem ele e botem na cadeia pois ele é o chefe de toda essa bandalheira a que o país se encontra submetido.

Enviado por: Ataufo Tavares
EU VOU SER BREVE: LAMPIÃO E SEU BANDO ERAM SANTOS COMPARANDO COM O ESTADO ISLÂMICO. TERRORISTA QUE A PRESIDENTE DEFENDE.

Enviado por: LUIZ MAIA
São os próprios ex-amigos do SAPO BARBUDO que afirmam que este imundo não tem caráter. Ele não passa de uma aberração política. Corja nojenta.

Enviado por: Ataufo Tavares
QUANDO EU VI A PRESIDENTA DO MEU PAÍS DIZER AO MUNDO QUE É POSSÍVEL NEGOCIAR COM QUEM DECAPITA CRIANÇAS, EU PENSEI, MEU DEUS...ISSO SÓ REFORÇA O CONCEITO DO TERCEIRO MUNDISMO, DE NÓS BRASILEIRO, É ANÃO DIPLOMÁTICO MESMO.

Enviado por: Ataufo Tavares
MEU DEUS, FALA DE DILMA NA ONU É DE ENVERGONHAR O BRASIL.DEFENDENDO TERRORISTAS !!! O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS BRASILEIROS QUE AINDA PODEM REELEGER ESSA MULHER PARA PRESIDÊNCIA DO PAÍS? NÓS PRECISAMOS MOSTRAR AO MUNDO QUE NÃO CONCORDAMOS COM ATOS TERRORISTAS

Enviado por: Valéria Rocha
Dilma diz que nunca se apurou tanto como no governo do PT, que ninguém engaveta nada, só que quando e' pra investigar o "Poderoso Chefão" aí ele diz que não tem nada a declarar, dá uma banana para a PF e MPF. Só os pequenos são apurados, Lula e Dilma são intocáveis.

Enviado por: Ataufo Tavares
A BLINDAGEM DO CARA ESTA SE FINDANDO. CADEIA PRO CABEÇA DO MENSALÃO.

Enviado por: CARLOS TELLES
Que dificuldade para ouvir um chefão de quadrilha que deveria estar preso há muito tempo...Isto é uma vergonha para a PF e mais ainda para o povo honesto brasileiro!

Enviado por: carlos fabricio gomes
Mais um escandalo dos Petralhas!

A RAZÃO OCUPA O LUGAR DA EMOÇÃO

Pesquisas qualitativas realizadas pelo PTB de Armando Monteiro detectaram desde a semana passada que o efeito da comoção causada pela morte de Eduardo Campos no eleitorado pernambucano tinha passado. Hoje a experiente jornalista Tereza Cruvinel, escrevendo sobre a campanha de presidente, credita a queda de Marina Silva a “dissipação da onda emotiva provocada pela morte insólita do ex-governador”.

Nesta reta final de campanha, tanto no âmbito nacional quanto estadual, deve prevalecer a razão. Afinal de contas vamos eleger o presidente e os governadores de Estado para um mandato de quatro anos e se cometermos um erro teremos de esperar até 2018 visando corrigi-lo.

Na eleição de presidente Dilma tem algumas vantagens sobre Marina e Aécio Neves: maior tempo na televisão e a máquina do Governo Federal. Como bem observou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recentemente, é um poder que não se pode desprezar.

Caso venha o provável segundo turno, contudo, a disputa poderá ficar imprevisível. Marina (que hoje tem mais chances do que Aécio de passar a fase seguinte do processo eleitoral) terá o mesmo tempo de sua adversária Dilma e aí a vitória de uma ou de outra irá depender muito dos marqueteiros e do comportamento de cada candidata. Nos programas eleitorais do rádio e TV, nos debates, nas entrevistas, na campanha de rua. A petista se atropela com as palavras quando fala, é verdade, mas a socialista tem se revelado ainda mais frágil em seu discurso, principalmente porque pegou a mania de mudar de ideia de uma hora para outra, passando insegurança no seu projeto político. Se corrigir isso no segundo turno poderá emplacar, caso contrário a governista será reeleita.

No plano estadual o senador Armando Monteiro tem sido um gigante, pois está nitidamente em desvantagem desde que Paulo Câmara deu um pulo nas pesquisas de opinião pública. Com pouco tempo na televisão, menor número de partidos, deputados e prefeitos a apoiar sua candidatura só mesmo sua história de vida e a postura do candidato explicam sua resistência, chegando na reta final a apenas quatro pontos do adversário. Mas significativo ainda é que tenha crescido três pontos no Ibope enquanto o socialista ficou na mesma.

Armando tem menos poder de fogo para vencer a eleição: precisa se vincular cada vez mais a Dilma e a Lula, torcendo para que a presidente continue crescendo na preferência popular, como vem acontecendo. E necessita ter um desempenho muito superior a Paulo Câmara no debate da Globo para deixar o eleitorado convencido de que é o melhor para Pernambuco.

O socialista tem o seu exército e seus trunfos: mais prefeitos, partidos, candidatos, militância e recursos. Mas se não afinar o discurso e gaguejar na reta final, principalmente nos debates da TV Clube e Globo, poderá entregar uma eleição que esteve ganha. (Imagem: Diário de Pernambuco).

BLOG DO MAGNO: Esfria relação do PT com PTB em Pernambuco.


Com a consolidação do crescimento da vantagem do candidato ao Palácio das Princesas Paulo Câmara (PSB-PE), a relação entre seus adversários Armando Monteiro (PTB) e João Paulo Lima (PT) não anda muito bem, segundo a colunista Mel Bleil Gallo, no blog Poder Online.

Diz a colunista que, nos bastidores, tanto apoiadores como adversários comentam que os dois aliados – candidatos a governador e a senador pela mesma coligação – têm se afastado nos últimos dias, por divergências na condução da campanha.

''Começou a pesar também o fato de que o crescimento do PSB começou a afetar o ex-prefeito João Paulo, até então favorito na disputa ao Senado, contra Fernando Bezerra Coelho. Atualmente, os dois aparecem com apenas 6% de diferença nas intenções de voto de acordo com pesquisa do Ibope divulgada na última terça-feira.''
.
AGORA COMIGO: Perfis diferentes, este é e sempre será um problema para a união entre PT e PTB. Não é que um esteja certo e outro errado, é uma questão de formação de cada partido e condução política. O PT vem da classe trabalhadora, é um partido que busca o debate interno. O PTB, diferentemente, tem em Pernambuco, a representatividade das entidades patronais, principalmente indústria e comércio, portanto, uma forma diferente de ver o mundo. Dá pra unir? Talvez dê, mas alguns indícios mostram as dificuldades.

Este debate de luta de classes é secular, por vezes envelhecido, mas sempre volta à tona. Dilma usa sempre. Quando acusa Marina de estar com os banqueiros, é discurso classista.

Em alguns momento esta união até deu certo, mas em situações contrárias, quando José Alencar foi vice de Lula, por exemplo. O mineiro sabia da sua importância, mas não tinha participação direta no governo. Oferecia a estabilidade de sua presença aos olhos da economia do país. Michel Temer não representa a classe econômica como fazia Alencar, o vice-presidente é representante do PMDB, maior partido fisiologista do Brasil, e por isto dá sustentação ao governo petista no Congresso Nacional.

A união em Pernambuco foi conjuntural. O PT depois da tragédia eleitoral no Recife ficou sem nomes consistentes para uma campanha estadual. Lembrem que Humberto ficou em terceiro lugar na campanha de prefeito, com João Paulo na vice. A campanha ainda detonou nomes como João da Costa e Maurício Rands.
A alternativa era unir com Armando Monteiro, que já tinha estrutura, dinheiro, apoios, pré-campanha e nome colocado em todo o estado, mas mesmo assim, o diretório estadual do PT sofreu resistência interna. O PT tem vocação para o protagonismo. Por isto, haverá naturalmente este embate de forças.

E acho que mesmo com as diferenças de momento, geradas pelos rompimentos eleitorais, o PT e o PSB ainda têm mais traços semelhantes entre si, que o PTB de Roberto Jefferson, em nível nacional (que aliás foi para o palanque de Aécio) e de Armando Monteiro, em Pernambuco.

Se o PT tivesse candidatura própria, a campanha ia pro segundo turno. Muita gente defendia isso. Teria Dilma e Lula em seu palanque. Caminhava para ser o próprio João Paulo.

O jornalista Cláudio Humberto publicou em sua coluna em vários jornais do país, no último sábado, que o PT nacional diminui o apoio a Armando Monteiro para não melindrar os eleitores de Eduardo Campos. É claro que a campanha mais importante para o PT é a de presidente, e num desafio com Marina no segundo turno, os petistas não vão querer enfrentar a ira dos socialistas, pelo contrário, querem e precisam de votos no berço do partido, Pernambuco.

Cláudio Humberto já havia afirmado também que o PT já dava como certa a derrota de Armando, e que o objetivo agora era tentar fazer João Paulo senador, já que ainda mantinha a frente contra Fernando Bezerra. Imagine notícias assim nos bastidores de uma campanha em curso.

Vejam que são vários olhares, de diferentes ângulos, de vários jornalistas, e que apontam o distanciamento do PT e o PTB em Pernambuco.

MAURÍCIO COSTA ROMÃO - Definição da eleição em Pernambuco na reta final



O levantamento do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o portal LeiaJá e o Jornal do Commercio, levado a efeito entre os dias 22 e 23 de setembro no Estado de Pernambuco, mostra o candidato Paulo Câmara com 39% de intenções de voto para governador, cinco pontos à frente do seu principal opositor, Armando Monteiro, que alcançou 33%. O resultado está fora da margem de erro de dois pontos percentuais.

Na pesquisa anterior do IPMN, realizada na primeira semana de setembro, o placar era de 33% a 31% para Paulo Câmara. Assim, nesses últimos quinze dias Armando Monteiro oscilou positivamente dois pontos percentuais e o candidato pessebista cresceu seis. 

O gráfico que acompanha o texto mostra a evolução dos números de 17 pesquisas de diversos institutos divulgadas em Pernambuco desde abril deste ano, incluindo o mencionado resultado do IPMN.

Nesta corrida ao Palácio do Campo das Princesas houve três momentos bem distintos até o presente, conforme pode ser visto por inspeção ao gráfico.

O primeiro, que vai de abril (indicação de Paulo como pré-candidato) até a morte do ex-governador (13 de agosto), era bastante ampla a diferença de intenção de votos entre os dois candidatos: na média das pesquisas do período Armando pontuava 42% contra 10% de Paulo.

O segundo, que vai da pesquisa do Ibope de 12 e 13 de agosto até a do Datafolha de 2 e 3 setembro, ocorre a meteórica ascensão de Paulo em intenção de votos, combinada com paulatino decréscimo de Armando.

O terceiro momento, retratado após o empate técnico-numérico dos dias 2 e 3 de setembro, detectado pelo Datafolha, o candidato pessebista mantém-se à frente do oponente petebista, mas com crescimento de intenções de voto menos pujante que no período anterior. 

Pode-se dizer, assim, que o quadro sucessório encontra-se estabilizado nesta terceira fase, a despeito de algumas flutuações de maior visibilidade numérica em certos levantamentos individuais dos institutos.

Com efeito, depois do empate técnico-numérico dos dias 2 e 3 de setembro (36% a 36%), os sete levantamentos que se seguiram mostraram Paulo superando Armando, exceto no do Ipespe, no qual os dois candidatos tinham 33% de intenção de votos cada. 

Nestes sete levantamentos a média de votos do senador é de 33% e a do ex-secretário é de 38%. Portanto, nas últimas três semanas, excluindo-se as influências de pesquisas individuais sobre os números dos candidatos, a diferença de intenção de votos entre os dois principais postulantes ao governo é de cinco pontos de percentagem.

A manutenção dessa estabilidade, vale dizer, a permanência desse contexto eleitoral nos próximos dez dias, favorece Paulo Câmara. Ele está à frente em intenções de votos, e a eleição tem altíssima probabilidade de findar no primeiro turno, já que os outros candidatos somam, em conjunto, cerca de um ponto de percentagem. 

Se forem considerados os votos válidos embutidos nesta última pesquisa do IPMN, por exemplo, Paulo Câmara leva vantagem sobre Armando Monteiro de 53% a 45%. Se fosse hoje, a eleição estaria terminada. 

Não se pode esquecer, todavia, que os eleitores que disseram que votariam em branco ou anulariam o voto (11%), e os que se mostraram indecisos sobre em quem votar (16%), somam 27% nesta pesquisa do IPMN.

Admitindo-se que os votos brancos e nulos nas urnas, na eleição de 2014, sejam aproximadamente iguais aos de 2010 (17,4%), há perto de 10% de votos a serem garimpados até o pleito do dia 5 de outubro. 

Entretanto, mesmo esses dados reforçam as boas chances de Paulo Câmara. As informações internas da pesquisa IPMN mostram que entre os indecisos a proporção que tende a favor de Paulo é de 1,75 eleitores para cada eleitor de Armando Monteiro. Quer dizer, para cada 10 eleitores desse grupo que se definem por Armando, outros 17 abraçam a candidatura de Paulo Câmara.

----------------------------------------------------------------

Maurício Costa Romão, Ph.D. em economia, é consultor da Contexto Estratégias Política e Institucional, e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. mauricio-romao@uol.com.brhttp://mauricioromao.blog.br.

Especial para o blog.

Em PE, Paulo Câmara tem 39% e Armando Monteiro, 35%, diz nova pesquisa Ibope


Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo de Pernambuco:

Paulo Câmara (PSB): 39%
Armando Monteiro (PTB): 35%
Zé Gomes (PSOL): 0%
Jair Pedro (PSTU): 0%
Miguel Anacleto (PCB): 0%
Pantaleão (PCO): 0%
Brancos e nulos: 10%
Não souberam responder: 15%

No levantamento anterior do instituto, divulgado em 16 de setembro, Paulo Câmara aparecia com 38% e Armando Monteiro, com 32%. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a quarta do Ibope após o registro das candidaturas.

Segundo turno
O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Paulo Câmara e Armando Monteiro. Os resultados são os seguintes:
Paulo Câmara (PSB): 39%
Armando Monteiro (PTB): 36%
Brancos e nulos: 10%
Não souberam responder: 15%

Realizada entre os dias 20 e 22 de setembro, a pesquisa contou com 2.002 entrevistas em 82 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número PE-00029/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00752/2014.
Rejeição

O Ibope também pesquisou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Confira abaixo:

Pantaleão (PCO): 26%
Zé Gomes (PSOL): 24%
Jair Pedro (PSTU): 22%
Miguel Anacleto (PCB): 20%
Armando Monteiro (PTB): 19%
Paulo Câmara (PSB): 14%
Poderia votar em todos: 12%
Não sabe ou não respondeu: 26%

QUADRO PARA PRESIDENTE

PE - 23.9 - presidente
Pernambuco – 4,5% do eleitorado brasileiro

 Dilma Rousseff (PT) – 39% Marina Silva (PSB) - 38% Aécio Neves (PSDB) – 4% Pastor Everaldo (PSC) – 1% Outros com menos de 1% - 1% Branco/nulo - 6% Não sabe/não respondeu – 11% G1

AGORA É OFICIAL: Juiz eleitoral de Garanhuns proíbe propaganda política nas Av. Rui Barbosa e Santo Antônio


A Portaria 004/2014 expedida pelo juiz eleitoral da 56ª Zona eleitoral, Dr. Márcio Bastos Sá Barreto, põe fim a uma polêmica que vinha se arrastando desde o início da campanha eleitoral em Garanhuns. O magistrado decidiu que fica proibida a realização de propaganda eleitoral por meio de objetos não fixos, tais como cavaletes, placas, cartazes, faixas, bandeiras, ao longo da Avenida Rui Barbosa e da Avenida Santo  Antônio. A argumentação do juiz foi de que os partidos e coligações não cumpriram o estabelecido em reunião anterior que tratou do assunto.

Dr Márcio  também proibiu a circulação de carros de som ao longo da Avenida Rui Barbosa, da Avenida Santo Antônio, da Avenida Caruaru e das ruas que circundam o Parque Euclides Dourado, em virtude da grande concentração de órgãos públicos, igrejas, templos, escolas, clínicas e hospitais;

A medida começa a valer a partir deste dia 24 de setembro, portanto se você observar o descumprimento de algum dos pontos elencados acima deve procurar a Justiça Eleitoral e denunciar.

Ainda de acordo com o documento, o descumprimento das determinações  acarretará a apreensão das
placas de propaganda e do carro de som, e, ao responsável a aplicação da sanção prevista no art. 347 do Código Eleitoral.

sábado, 20 de setembro de 2014

Fernando quer ampliação da malha aérea regional em Pernambuco. Garanhuns está na rota!


Fernando Bezerra Coelho (PSB) candidato ao Senado, pela Frente Popular, acredita que uma das portas de entrada para o crescimento é a integração aérea, por isto defende a instalação de novas rotas comerciais para o interior. 

Há alguns anos Pernambuco espera R$ 216 milhões do Governo Federal para reformas nos terminais de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Petrolina, Araripina, Salgueiro e Fernando de Noronha. Estes recursos já foram prometidos várias vezes, mas até agora nada!

“No Senado, vou lutar para que as obras necessárias possam ser concretizadas. Com aeroportos eficientes conseguiremos não apenas deslocar passageiros, mas dar vazão a cargas, encurtando as distâncias”, disse o candidato. Ele destacou que as companhias aéreas já demonstraram interesse em explorar algumas rotas comerciais para cidades do interior, mas as deficiências na estrutura limitam a expansão. “Temos que realizar os estudos de viabilidade técnica e negociar com as empresas e a Anac a criação de novas rotas. Sabemos que há uma forte demanda neste sentido e queremos atuar nesta direção”, pontou Fernando.

Outra proposta de Fernando que tem impacto direto em Garanhuns, é a busca para tornar as Autarquias Municipais gratuitas para os alunos, o que beneficiaria os estudantes da AESGA.

Dilma e Aécio crescem. Marina cai, mas ainda está na frente na simulação de segundo turno



Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (19) pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

- Dilma Rousseff (PT): 37%
- Marina Silva (PSB): 30%
- Aécio Neves (PSDB): 17%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo/nenhum: 6%
- Não sabe: 7%

* Cada um dos cinco indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto. Somados, eles têm 1%.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 10, Dilma tinha 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%.

Segundo o Datafolha, é a primeira vez que Dilma abre vantagem sobre Marina desde a entrada da candidata do PSB na disputa, em agosto, após a morte de Eduardo Campos. A vantagem da petista passou de 3 para 7 pontos.

Segundo turno

O levantamento divulgado nesta sexta indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, as candidatas aparecem empatadas tecnicamente. A candidata do PSB tem 46% e a do PT, 44%. Na semana passada, Marina, com 47%, e Dilma, com 43%, também estavam tecnicamente empatadas.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Belo Jardim

Homem morre após capotar caminhão e ficar preso às ferragens na PE-166


Do NE10 Interior
Motorista teria perdido controle do caminhão em uma curva, segundo polícia / Foto: Josivan Santos/Acervo Pessoal.
Motorista teria perdido controle do caminhão em uma curva, segundo políciaFoto: Josivan Santos/Acervo Pessoal.
Um homem morreu em um acidente nessa quarta-feira (17) na PE-166, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, Célio Roberto de Holanda, de 51 anos, teria perido o controle do caminhão-pipa que conduzia em uma curva, e o veículo teria capotado várias vezes, próximo ao Distrito de Serra dos Ventos. Ele ficou preso às ferragens e morreu no local.

Ainda segundo a polícia, a vítima voltava de um distrito na cidade quando a barra da direção do caminhão teria quebrado e provocado o acidente. O Corpo de Bombeiros serrou a cabine do caminhão para retirar a vítima. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru, também no Agreste.

COLISÃO

Pernambucanos morrem em acidente na BR-101, na Paraíba

Uma Kombi, um caminhão e um carro colidiram no quilômetro 112 da rodovia, em Águas Lindas


Do JC Online

Atualizada às 11h37
Quatro pessoas morreram em um acidente envolvendo uma Kombi, um caminhão e um carro na BR-101 Norte, no quilômetro 112, em Águas Lindas, Paraíba, logo após a divisa com Pernambuco, na manhã desta quinta-feira (18). Seis pessoas ficaram feridas. O acidente aconteceu por volta das 6h10 no sentido Recife - João Pessoa.
O motorista do carro, um Fiesta, declarou que foi trancado por outro veículo e perdeu o controle, indo para o acostamento, a direita da via. Ele bateu na defensa (barra de aço que ficam nas laterais e canteiro central), rodou, cruzou a pista na mesma direção e bateu na defensa central, parando na pista de rolamento da esquerda.
A Kombi, de placa pernambucana, trafegava na faixa da esquerda e, para evitar colidir com o Fiesta, desviou para a direita. Um caminhão, que vinha pelo lado direito da pista, bateu na Kombi, arremessando o veículo no Fiesta. Tanto a Kombi quanto o Fiesta pegaram fogo.
O motorista do Fiesta ficou levemente ferido. Cinco ocupantes da Kombi ficaram gravemente feridos. Outros quatro passageiros do utilitário não conseguiram sair e foram carbonizados. O grupo seguia de Goiana, na Zona da Mata pernambucana, para uma cidade não informada na Paraíba.
O motorista do caminhão saiu ileso. O trânsito na BR ficou interditado, mas já foi liberado pela Polícia Rodoviária Federal da Paraíba.
Crack

Presos traficantes que usavam vaquejada para lavagem de dinheiro

Do NE10
Um dos chefes da organização, Cícero Bezerra da Silva é proprietário de um haras na cidade de Palmeira dos Índios (AL) e recentemente teria negociado um cavalo pelo valor de R$ 200 mil / Fotos: Polícia Federal/Divulgação
Um dos chefes da organização, Cícero Bezerra da Silva é proprietário de um haras na cidade de Palmeira dos Índios (AL) e recentemente teria negociado um cavalo pelo valor de R$ 200 milFotos: Polícia Federal/Divulgação

Na tentativa de disfarçar o ganho com o tráfico de drogas, uma das maiores quadrilhas de tráfico de crack do Nordeste investia na compra de cavalos de raça para uso em circuitos de vaquejada em todo o País. A ação foi deflagrada nesta quarta-feira (17) pela Polícia Federal de Maceió/AL. A operação "Pedra 90" abrangia os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso e Pará. Com o lucro, os traficantes compravam bens de luxo, como carros importados, imóveis, haras e fazendas.
Um dos integrantes do grupo foi preso em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Rodrigo Ayres Neves, 31 anos, gerenciava e era responsável pela distribuição da droga. O homem foi autuado por tráfico interestadual de entorpecentes e associação criminosa. A pena pode chegar a 25 anos de reclusão. Rodrigo já fez exame de corpo de delito e encaminhado para o Sistema Prisional em Sergipe.
Cerca de 400 kg de crack foram apreendidos somente em Aracaju em menos de um ano de investigação
Cerca de 400 kg de crack foram apreendidos somente em Aracaju em menos de um ano de investigação
Além do tráfico de drogas, a quadrilha também atuava na lavagem de dinheiro. Os entorpecentes eram comprados em Mato Grosso e, em seguida, distribuídos no Nordeste. O termo "pedra 90" é uma gíria utilizada para denominar "pessoa legal". O grupo tentava se passar de empresários bem sucedidos, principalmente no ramo da vaquejada. Um dos chefes da organização, Cícero Bezerra da Silva, por exemplo, é proprietário de um haras na cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas, e recentemente teria negociado um cavalo pelo valor de R$ 200 mil.
Até agora já foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva, oito mandados de busca e apreensão e um mandado de condução coerciva. Cerca de 400 kg de crack foram apreendidos somente em Aracaju (SE), em menos de um ano de investigação. Eliane Magalhães Dezan, Fábio Antônio Dezan, Greuber Aristóteles Ribeiro, Deivit Roberto Dezan e Marciliano Alves Fernandes e Nilo Soares também já foram presos em Sergipe.

ELEIÇÕES 2014: Pesquisam materializam sentimento das pessoas, diz Paulo Câmara


Um mar de gente foi às ruas de Nazaré da Mata, nesta quarta-feira (17), para receber calorosamente a Caravana 40. No embalo dos tradicionais maracatus do município e ao som de uma afinada e empolgante orquestra de frevo, o candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), literalmente caiu nos braços do povo. Ao longo de toda a caminhada pelas principais vias da cidade, o socialista foi abraçado, beijado e saudado como símbolo da continuidade das transformações vivenciadas por Pernambuco nos últimos anos. Um carinho que cristaliza a conquista pelo socialista da liderança de intenção de votos nas pesquisas sobre a sucessão estadual.
"Essa recepção que vocês nos proporcionam mostra bem o que as últimas pesquisas apresentam: que viramos! Fico muito feliz em ver o povo de Nazaré da Mata nas ruas, mostrando que acreditam no nosso compromisso com Pernambuco. Fiquem certos de que vou honrar essa confiança e o legado do ex-governador Eduardo Campos", destacou Paulo, sendo aclamado pelas inúmeras pessoas que se reuniram na praça para acompanhar o comício.
Acompanhado pelo seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/senador); prefeitos da Mata Norte, vereadores da região e de postulantes proporcionais, Paulo Câmara fez questão de cumprimentar atenciosamente os populares. O candidato pontuou que essa atenção com as pessoas será redobrada em seu futuro governo. "Nós vamos fazer muito. Vamos ter mais infraestrutura, mais saneamento, mais água, mais saúde, educação e segurança. Vamos fazer isso porque aprendemos a fazer", ressaltou.


Antes de aportar em Nazaré da Mata, Paulo Câmara começou seu giro pela região em Tracunhaém. O socialista liderou caminhada no município. E, como vem sendo observado em todo o Estado, a população local fez questão de ocupar e pintar as ruas de amarelo para mostrar o seu apoio ao projeto que colocou Pernambuco no caminho do desenvolvimento.
Crédito: Beto Figueroa. com informações da Assessoria da Frente Popular

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

MARINA SILVA SOFRE ATAQUES DE AÉCIO NEVES NA RETA FINAL DE CAMPANHA

Animado com o crescimento na última pesquisa do Ibope, Aécio Neves (PSDB) elevou o tom contra Marina Silva (PSB) no debate  promovido pela CNBB em Aparecida do Norte. "Temos uma nova candidata, cheia de boas intenções, mas que já foi do PT e votou contra a lei de responsabilidade Fiscal”, atacou o tucano.

Claramente a estratégia de Aécio é “descontruir” Marina para tentar disputar o segundo turno contra Dilma. O ex-governador de Minas já chegou até a dizer numa entrevista que a candidata do PSB vai “esfarelar” até a eleição.

Ao bater em Marina e Dilma e posar de bonzinho, Aécio Neves teve que enfrentar uma “saia justa” de Luciana Genro (PSOL). “O senhor falando do PT é como o justo falando do mal lavado”, cutucou a candidata do Partido Socialismo e Liberdade. Ela citou durante o debate na TV Aparecida o caso do “mensalão mineiro” e da construção do aeroporto no município de Cláudio (MG).

Irritado, Aécio disse que Luciana estava voltando às origens e servindo como linha auxiliar do PT.

“Linha auxiliar do PT uma ova”, reagiu Luciana, causando frisson nas redes sociais.

Para justificar o comportamento discreto de Marina no debate da CNBB, correligionários da candidata disseram que a ex-ministra teve seu desempenho prejudicado pela voz. Assessores querem poupá-la na reta final de campanha para não comprometer a gravação dos programas eleitorais.

Justiça Eleitoral: Dilma é a campeã de punições entre candidatos

Desde que começou oficialmente a campanha, a Justiça Eleitoral tem aplicado uma punição a cada três dias, em média, a candidatos à Presidência da República por propaganda eleitoral irregular. Foram 23 até segunda-feira (15). A presidente Dilma Rousseff(Foto), candidata à reeleição, foi quem mais sofreu sanções até agora. A coligação de Dilma tinha sofrido até segunda-feira 17 decisões desfavoráveis por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na sequência, aparecem seus dois principais adversários, Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB), respectivamente. Aécio recebeu cinco punições e Marina, uma.
Todos os casos se referem a ilegalidades cometidas na propaganda eleitoral no rádio, na TV ou na internet. Por enquanto, as punições foram em caráter liminar e no sentido de suspender ou exigir a correção de comerciais, panfletos e programas no horário eleitoral. Não houve a aplicação de multas.
As campanhas de Dilma e Aécio são as que mais recorrem à Justiça para contestar a conduta dos adversários. Dilma foi a mais acionada até o momento. As mais recentes sanções arbitradas contra ela foram em resposta a pedidos da campanha de Aécio por inserções veiculadas no horário eleitoral.
Visita a posto de saúde
Em uma delas, a Justiça determinou que fosse retirada do ar a propaganda em que a campanha de Dilma referia-se a Aécio e seus apoiadores como “desesperados”. “Agora que terminou o programa dos desesperados, vai começar o programa de quem tem propostas para o Brasil seguir mudando para melhor”, dizia a propaganda, exibida no início deste mês no rádio.
O TSE também entendeu que também feriu a lei eleitoral uma visita que Dilma fez a um posto de Saúde em Guarulhos (SP) para falar com médicos do programa Mais Médicos e que foi usada no programa eleitoral.
Aécio foi punido recentemente pelo uso no rádio, TV e internet da hashtag #vempraurna, slogan de uma campanha da Justiça Eleitoral. A campanha de Dilma argumentou que a utilização poderia “promover confusão no eleitor entre a campanha institucional da Justiça Eleitoral e a do candidato”, e a campanha tucana teve que tirar do ar as propagandas.
No início deste mês, Aécio também foi punido pelo conteúdo veiculado no horário eleitoral no rádio contra Dilma. “E vem aí a propaganda do PT. Ah, na propaganda do PT o Brasil está maravilhoso. Só que na vida real… A inflação está aí, e, pra piorar, agora o Brasil está em recessão. É. Mas, como foi esse governo da Dilma e do PT que deixou isso tudo acontecer, acho que eles não vão querer falar da vida real, não”, dizia a propaganda.
O ministro Herman Benjamin decidiu que o conteúdo teria de ser retirado do ar porque “um dos pecados mortais da propaganda eleitoral, que deve ser coibido e sancionado com máximo rigor, é confundir, em vez de informar e esclarecer, o eleitor, tanto mais se para tanto o candidato, partido ou coligação utilizar simulação ou artifício assemelhado, mesmo por omissão, para enganar ou induzir o destinatário em erro”.

Uso de site pessoal em campanha

A coligação de Marina Silva, mesmo considerando o período em que o candidato era Eduardo Campos, foi punida uma única vez até agora por veicular no horário eleitoral um site pessoal da presidenciável como sendo o site da campanha e também mencionar a Rede Sustentabilidade como se fosse um partido.
“Assevera-se que a REDE não pode ser considerada uma agremiação partidária, já que o Tribunal Superior Eleitoral ainda não reconheceu os requisitos necessários para a sua regular constituição”, alegaram os advogados de Dilma.

Marina tentou, nos últimos dias, obter direitos de resposta contra os adversários por propagandas na TV, mas todos os pedidos foram indeferidos. Aécio e Dilma têm as maiores estruturas de campanha na área jurídica. (O Globo)